Como preparar a escola para o retorno presencial?

Índice

Como preparar a escola para o retorno presencial?

Como preparar a escola para o retorno presencial?

Para que o retorno em contexto híbrido funcione bem, os coordenadores pedagógicos, em parceria com a equipe gestora, precisam ter em mente que a escola terá que se preparar em quatro frentes: segurança, acolhimento, parte pedagógica e garantia da equidade entre alunos.

Como fazer o retorno às aulas?

5 Dicas para o retorno das aulas presenciais

  1. Dica 1: Atente-se para as decisões dos órgãos competentes. ...
  2. Dica 2: Encontre referências no retorno das aulas presenciais. ...
  3. Dica 3: Planeje o retorno das suas aulas presenciais. ...
  4. Dica 4: Organize-se e faça avaliações periódicas. ...
  5. Dica 5: Seja transparente na comunicação e orientações.

Como organizar a escola para receber os alunos?

Reserve um lugar com revistas e jornais para que os pais fiquem durante o período em que as crianças estão em classe. Aproveite os primeiros dias para conversar com eles sobre como será o ano. Destaque também a importância de as famílias contarem à escola o que ocorre em casa.

Como fazer a volta às aulas?

No começo da volta às aulas, organize conversas e debates sobre o momento que estamos vivendo (como já falamos aqui no blog do COC), dinâmica que pode ser realizada também por videoaulas. A equipe pedagógica deve explicar aos alunos a importância do distanciamento social e de lavar a mãos frequentemente, mas nada que os deixe ansiosos.

Como o processo de volta às aulas é feito?

Muitas pesquisas apontam para que o processo de volta às aulas, seja feito de maneira segura e gradual. Vários estados no Brasil, estão escalonando essa volta e aos poucos, misturando as atividades remotas às presencias.

Por que a educação em casa e as aulas on-line?

A educação em casa e as aulas on-line trarão reflexões e ações sobre o investimento em tecnologias nas escolas (como o uso de tablets, projetores e computadores); a acessibilidade para as famílias; a capacitação dos professores para ensinar a distância; e a preparação dos materiais com os conteúdos para avaliar e monitorar o aprendizado dos alunos.

Por que os pais não querem a volta às aulas presencial?

Em contra partida, pesquisas feitas por grandes setores de mídia brasileira, apontam que mais de 40% dos pais e responsáveis não querem a volta às aulas no modelo presencial. Como resultado dessa pesquisa, apurou-se também que alguns não pensam em enviar seus filhos para a escola, enquanto não existir a vacina.

Postagens relacionadas: