Quando prescrever concentrado de Hemacias?
Índice
- Quando prescrever concentrado de Hemacias?
- Como deve ser administrado o concentrado de Hemacias?
- Como infundir concentrado de Hemacias?
- Quais as indicações para hemoterapia?
- Quais são os critérios de qualidade relacionados ao concentrado de hemácias?
- Como infundir sangue?
- Como funciona a transfusão de concentrado de hemácias?
- Qual o concentrado de hemácias para perdas sanguíneas?
- Como funciona o serviço de Hemoterapia?
- Quais são as vantagens dos hemocomponentes?

Quando prescrever concentrado de Hemacias?
3.1.1 Indicações e Contra-indicações. A transfusão de concentrado de hemácias (CH) deve ser realizada para tratar, ou prevenir iminente e inadequada liberação de oxigênio (O2) aos tecidos, ou seja, em casos de anemia, porém nem todo estado de anemia exige a transfusão de hemácias.
Como deve ser administrado o concentrado de Hemacias?
A transfusão sanguínea de CH - Concentrado de Hemácias - deve ser realizada durante, no máximo, 4 horas, devendo a bolsa ser retirada e descartada caso atinja o tempo limite, para CP - Concentrado de plaquetas - e PFC - Plasma - deve-se correr aberto em no máximo 1 hora e para CRIO - crioprecipitado - deve-se correr em ...
Como infundir concentrado de Hemacias?
Orientações para transfusão: Os CHs devem ser infundidos preferencialmente em acesso venoso exclusivo, periférico, utilizando “scalps” ou cateteres de calibre superior a 19 e 20, respectivamente. O tempo de infusão deve ser de minutos (min), sendo que o tempo de infusão não deve ser superior a 4 horas.
Quais as indicações para hemoterapia?
A hemoterapia tem indicações técnicas muito bem estudadas e documentadas, que incluem seu uso em casos de:
- Anemias severas (pós-operatórias ou pós-quimioterapia, por exemplo)
- Pacientes com falência medular ou que receberam transplante de medula óssea.
Quais são os critérios de qualidade relacionados ao concentrado de hemácias?
Os concentrados de hemácias sem solução aditiva devem ter hematócrito entre 65% e 80%. No caso de bolsas com solu‑ ção aditiva, o hematócrito pode variar de 50% a 70%.
Como infundir sangue?
Como é feita a transfusão de sangue? O sangue (ou seus componentes) é sempre infundido através de uma veia. O acesso a esta veia pode ser feito pela introdução de uma agulha ou cateter, realizado por um funcionário habilitado. Geralmente utiliza-se uma veia do braço ou da mão.
Como funciona a transfusão de concentrado de hemácias?
A transfusão de concentrado de hemácias (CH) tem como objetivo restabelecer a capacidade de transporte de oxigênio e a massa eritrocitária, portanto, sua indicação está relacionada com o comprometimento da oferta de oxigênio aos tecidos, causada pelos níveis reduzidos de hemoglobina.
Qual o concentrado de hemácias para perdas sanguíneas?
O uso de concentrado de hemácias fica reservado para perdas sanguíneas estimadas superiores a 30-50% da volemia (aproximadamente 1.500mL). Nos casos de necessidade de Transfusão Maciça deverá ser utilizado o protocolo específico.
Como funciona o serviço de Hemoterapia?
Toda doação de sangue deve ser altruísta, voluntária e não gratificada direta ou indiretamente, assim como o anonimato do doador deve ser garantido. Para a obtenção destes produtos, os serviços de hemoterapia são estru‑ turados em rede, com níveis de complexidade diferentes, a depender das atividades que executam.
Quais são as vantagens dos hemocomponentes?
Tais particularidades, tornam indispensável a ra- cionalização na utilização dos hemocomponentes, considerando sem- pre a segurança do doador, do receptor e a disponibilidade de acesso.