Como evitar corrosão por Pites?

Índice

Como evitar corrosão por Pites?

Como evitar corrosão por Pites?

A corrosão por pites pode ser prevenida através das seguintes medidas:

  1. Seleção adequada de materiais com resistência conhecida para o ambiente de serviço.
  2. Controle do pH, da concentração de íon cloreto (e outros) e da temperatura.
  3. Proteção catódica e/ou proteção anódica.

Como evitar a corrosão em frestas?

Para prevenir a corrosão por frestas:

  1. Projeto adequado do equipamento.
  2. Limpeza periódica evitando-se depósitos e incrustações.
  3. Utilizar aços inoxidáveis com pH de depassivação e potencial de pite (em meios que contém CI) adequados.
  4. Evitar frestas!

O que é a corrosão por Pite?

A corrosão por pites, ou pite, é uma forma de corrosão extremamente localizada que leva à geração de pequenos furos no metal. A ruptura localizada da camada passiva e o ataque corrosivo restrito a um ou mais pontos pode levar à perfuração da superfície exposta do aço, e a isso denomina-se “corrosão por pites”.

Como evitar corrosão alveolar?

Essa forma se diferencia da alveolar, porque diferente dos alvéolos, a profundidade da corrosão é maior do que o diâmetro da cratera formada. A presença de cloretos no ambiente a favorece e para evitar, pode-se polir a superfície e acrescentar 2% de molibdênio.

Como minimizar o efeito do pitting?

A solução que encontramos para o problema de corrosão por pitting nas hastes polidas de unidade de bombeio mecânico de petróleo foi a aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio cromo na superfície, com posterior polimento. O revestimento, que tem adição de cromo, é resistente ao meio com cloreto.

Como ocorre a corrosão sob tensão e como pode ser evitada ou minimizada?

Os métodos de prevenção da corrosão sob tensão são de natureza geral ou empíricos: Redução dos níveis de tensão através de recozimento, aumento da seção da peça ou redução da carga aplicada. Jateamento, introduzindo compressão pode ser usado.

O que é corrosão em frestas?

A corrosão em frestas consiste em um das formas de ataque mais incidente e menos reconhecida. Este tipo de corrosão localizada é um problema que em geral envolve os metais passiváveis e, portanto, materiais relativamente resistentes à corrosão, como, por exemplo, aços inoxidáveis, titânio e alumínio.

Como ocorre a corrosão dos materiais como pode ser evitada?

Proteção contra a corrosão Os métodos práticos adotados para diminuir a taxa de corrosão dos materiais metálicos consistem em modificações nos meios corrosivos e nas propriedades dos metais; emprego de revestimentos protetores (metálicos e não-metálicos); proteção catódica e anódica.

O que é Pites?

A corrosão alveolar ou corrosão por pits, ou pites (do inglês Pitting Corrosion), ou ainda corrosão por picadas, corrosão por orifícios ou corrosão puntiforme, é uma forma de corrosão, que consiste na formação de pequenas cavidades (alvéolos ou pites) que iniciam na superfície da peça metálica que podem chegar a ...

Por que a corrosão por pite é prejudicial?

Para um material livre de defeitos, perfeito, a corrosão por pite é causada predominantemente pela química do ambiente em que este se encontra, o qual podem conter espécies químicas agressivas como o íon cloreto. Cloreto é especialmente prejudicial para o filme passivo (óxido), com o que a corrosão por pites pode iniciar o ataque ao óxido.

Por que a corrosão é superficial?

Em grande parte dos casos, a corrosão é superficial mas provoca manchas nas peças com aspecto arquitetônico. O pite pode não ser um grande problema para serviços como dutos e tubulações, mas quando o ambiente é propenso a esse tipo de corrosão, o ideal é a utilização de aço inoxidável com molibdênio para rolamento.

Como evitar a corrosão do aço inoxidável?

Nesses locais, devem ser evitados o aço inoxidável com tensões residuais elevadas. A corrosão galvânica atinge a estrutura quando metais diferentes estão em contato com chuvas, condensação ou outro eletrólito comum.

Quais são os ambientes mais propensos à corrosão?

Os ambientes mais propensos a esse tipo de corrosão, são os que possuem a concentração de cloreto, como piscinas e plataformas marítimas, por exemplo. Nesses locais, devem ser evitados o aço inoxidável com tensões residuais elevadas.

Postagens relacionadas: