O que é o fotoenvelhecimento?

Índice

O que é o fotoenvelhecimento?

O que é o fotoenvelhecimento?

O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele por exposição solar excessiva, ou seja, não é o envelhecimento natural causado pela idade e sim o envelhecimento causado pela falta de cuidado. Ele causa pele manchada, deixa a pele seca e áspera, e ainda pode evoluir para um câncer de pele.

Quais são as principais alterações da pele de quem sofre fotoenvelhecimento?

Os primeiros efeitos a serem notados em relação ao fotoenvelhecimento cutâneo é a falta de elasticidade da pele, surgimento de rugas e manchas. Isso ocorre principalmente nas regiões mais expostas as agressões solares como a face, o colo e as mãos.

Qual a relação entre fotoenvelhecimento e radiação?

A exposição solar, devido à radiação ultravioleta, por sua vez, intensifica o envelhecimento da pele, processo chamado de fotoenvelhecimento. Desse modo, portanto, conclui-se que o envelhecimento cutâneo envolve fatores intrínseco (cronológico) e extrínseco (solar).

Qual a diferença entre envelhecimento e fotoenvelhecimento?

Já o fotoenvelhecimento tem características que o diferenciam do envelhecimento cronológico da pele. Apenas a pele que foi cronicamente exposta à radiação UV é que apresentará os sinais do fotoenvelhecimento (áreas da pele que costumam ser cobertas pelas roupas ou protegidas do sol não apresentam tais sinais).

Como tratar o fotoenvelhecimento da pele?

Tratamento do fotoenvelhecimento

  1. Deve-se procurar um médico dermatologista. ...
  2. Existem muitos tratamentos que vão ajudar a amenizar o problema como a Terapia Fotodinâmica. ...
  3. Além desses tratamentos, também existem os tratamentos mais simples como os feitos com hidratantes e antioxidante.

O que é um fotoprotetor?

A fotoproteção é um conjunto de mecanismos que ajudam os seres vivos a superar os danos moleculares causados pela luz solar.

Quais são as alterações da pele?

A pele pode ser uma janela da sua saúde, muitas doenças ou problemas de saúde se manifestam também no tecido cutâneo. Assim, alterações na coloração, crescimento anormal de tecido, feridas ou erupções podem ser mais do que uma simples alergia a algo que você comeu, tomou ou passou sobre a pele.

Quais são as principais alterações do envelhecimento da pele?

O envelhecimento resulta na diminuição da espessura da derme e da epiderme. Também pode haver perda da camada de gordura subjacente. A redução no volume e na eficácia em geral de todas as três camadas da pele resulta em uma série de alterações. A pele perde um pouco de sua elasticidade.

Como a radiação solar interfere na pele potencializando o seu envelhecimento?

O dano à pele causado por exposição prolongada à luz solar é conhecido como fotoenvelhecimento. A exposição à luz UV causa rugas finas e profundas, pigmentação irregular, manchas grandes semelhantes a sardas chamadas lentiginas, tez amarelada e textura de pele coriácea e áspera.

Quais alterações abaixo são características do fotoenvelhecimento cutâneo?

Os primeiros efeitos a serem notados em relação ao fotoenvelhecimento cutâneo é a falta de elasticidade da pele, surgimento de rugas e manchas. Isso ocorre principalmente nas regiões mais expostas as agressões solares como a face, o colo e as mãos.

Postagens relacionadas: