O que são riscos biológicos no ambiente de trabalho?

Índice

O que são riscos biológicos no ambiente de trabalho?

O que são riscos biológicos no ambiente de trabalho?

Riscos Biológicos. São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.

O que determina o agente biológico ser considerado como risco biológico?

São considerados agentes biológicos os bacilos, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, vírus, entre outros. Os riscos biológicos surgem do contato de certos microrganismos e animais peçonhentos com o homem em seu local de trabalho.

Como é possível eliminar os riscos biológicos no ambiente do trabalho?

Seguindo essas medidas, é possível eliminar ou prevenir os riscos biológicos no ambiente do trabalho, o que é fundamental para preservar a saúde dos empregados e da coletividade, que também pode sofrer com esses agentes quando há disseminação.

Como evitar riscos biológicos?

A limpeza constante dos locais em que há trânsito de pessoas é de extrema importância para evitar riscos biológicos. A limpeza com água corrente e sabão ou detergente pode ser suficiente para eliminar o material biológico, como por exemplo, sangue, fluídos corporais e resíduos de tecidos. Tudo deve ser limpo antes e após o uso.

Quais as medidas de prevenção e proteção contra os riscos biológicos?

As medidas de prevenção e proteção contra os riscos biológicos devem ser adotadas de acordo com as orientações do PPRA, descrito na NR 32:

Quais os riscos biológicos que estamos expostos?

A quantidade de riscos biológicos que estamos expostos é enorme, mas ao implementar as boas práticas apresentados neste material, os trabalhadores do seu negócio estarão bem mais protegidos de qualquer tipo de contaminação. Outra boa forma de manter tais situações sob controle, é contar com uma empresa especializada em gestão de riscos.

Postagens relacionadas: