O que é bom para gonartrose?

Índice

O que é bom para gonartrose?

O que é bom para gonartrose?

A gonartrose nem sempre tem cura, mas é possível diminuir a dor, aumentar a amplitude dos movimentos, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente com o tratamento que pode ser feito com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e com sessões diárias de fisioterapia, que deve ser iniciada o quanto antes.

O que fazer para evitar a artrose?

Quando se fala em artrose, a manutenção do peso ideal é sempre apontada como a principal forma de prevenção. Mantendo-se dentro do peso estipulado para a sua altura, você não estará sobrecarregando as articulações, principalmente as do joelho, do tornozelo e dos pés.

O que que é gonartrose no joelho?

A gonartrose (artrose dos joelhos) é a artrose mais comum. Tem causa principalmente primária e afeta mais mulheres após a meia idade. Classicamente, inicia-se pelo compartimento medial, o que suporta mais carga, não raro evoluindo para uma deformidade em varo dos joelhos que chama bastante a atenção.

O que é bom para evitar artrose no joelho?

Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis e qualidade de vida, com uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos e praticando exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta, por exemplo.

Quais sintomas de gonartrose?

A artrose no joelho origina os seguintes sintomas:

  • Dor no joelho de carácter mecânico, isto é, que surge com o movimento e alivia com o repouso, localizando-se no compartimento mais afetado;
  • Rigidez ao iniciar os movimentos;
  • Derrame articular ou “inchaço do joelho”;

O que provoca gonartrose?

Resulta de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem do joelho que ocorre naturalmente com o aumentar da idade, ou secundariamente devido a excesso de peso, desvio no eixo do joelho ou traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados.

Qual a causa da gonartrose?

A gonartrose pode ser dividida em sem causa conhecida (dita idiopática) ou com causa conhecida. Existem alguns fatores de risco relacionados ao surgimento da gonartrose: fatores genéticos; idade avançada; problemas nas estruturas das articulações; alterações de metabolismo; traumas; obesidade; entre outros.

Como fazer o diagnóstico da gonartrose?

O diagnóstico da gonartrose é realizado com uma boa história clínica do paciente e exames de imagem, como a radiografia. Em situações específicas, o médico poderá solicitar exames adicionais, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.

Qual o efeito terapêutico da gonartrose?

Existem estudos que claramente evidenciam um efeito benéfico do exercício terapêutico na gonartrose, incluindo na diminuição da dor no joelho artrósico, pelo que o exercício físico adequado até deve idealmente ser incorporado na rotina diária do paciente com desgaste da cartilagem do joelho.

Quais os fatores de risco relacionados ao surgimento da gonartrose?

Existem alguns fatores de risco relacionados ao surgimento da gonartrose: fatores genéticos; idade avançada; problemas nas estruturas das articulações; alterações de metabolismo; traumas; obesidade; entre outros. O diagnóstico da gonartrose é realizado com uma boa história clínica do paciente e exames de imagem, como a radiografia.

Postagens relacionadas: