Quais são os fatores que influenciam o intemperismo?

Índice

Quais são os fatores que influenciam o intemperismo?

Quais são os fatores que influenciam o intemperismo?

São muitos os fatores que aceleram ou retardam o intemperismo: clima, relevo, rocha mãe, vegetação, características do sol.

Qual é o intemperismo?

intemperismo. Processo ou conjunto de processos combinados químicos, físicos e/ou biológicos de desintegração e/ou degradação e decomposição de rochas causados por agentes geológicos diversos junto à superfície da crosta terrestre. O intemperismo pode ser: químico, mecânico e biológico.

O que constitui o intemperismo?

Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

Quais são os principais agentes do intemperismo?

Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas.

Por que o solo é formado?

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Qual a diferença entre intemperismo e erosão?

Descubra a diferença entre intemperismo e erosão, além de conhecer um pouco mais desses processos de desgaste e transformação do relevo. Saiba o que é intemperismo e os fatores que contribuem para esse processo, além de conhecer os tipos de intemperismo que ocorrem nas rochas.

Qual a influência dos seres vivos sobre o intemperismo biológico?

A influência dos seres vivos sobre esse processo é tão relevante que muitos autores definem um tipo específico: o intemperismo biológico, embora esse invariavelmente resulte em um intemperismo químico ou físico. Nesse sentido, a principal influência é da vegetação, além da presença de micro-organismos no interior dos solos e das rochas.

Quais os minerais mais resistentes ao intemperismo?

Os minerais que se cristalizam mais rapidamente são os mais suscetíveis, tais como a ovilina, a calcita e o anfibólio. Já os minerais mais resistentes ao intemperismo são aqueles que se cristalizam em temperaturas menores, mais próximas a 500ºC, com destaque para os óxidos de ferro, os hidróxidos de alumínio e o quartzo.

Postagens relacionadas: