O que fazer em caso de contaminação com material biológico?
Índice
- O que fazer em caso de contaminação com material biológico?
- Qual conduta é adotada quando um profissional de saúde sofre um acidente com materiais Perfuro-cortantes contaminados?
- O que fazer após a exposição acidental a material biológico?
- O que fazer após um acidente com perfurocortante?
- Quando você se acidenta no seu ambiente de trabalho com exposição biológico é um agravo de notificação?
- Quais são as formas de exposição e qual deve ser a conduta e medidas do profissional de enfermagem após a exposição a material biológico e acidente de trabalho?
- O que fazer quando você se furar com agulha contaminada?
- Qual a conduta adequada frente a um acidente ocupacional com material visivelmente sujo de sangue porém sem conhecimento sobre a sua procedência?
- O que é exposição a material biológico?
- Qual é o acompanhamento que deve ser feito após um acidente com agulhas relacionado com um risco de contaminação?
- Quais os casos prováveis de contaminação?
- Como fazer a desinfecção de material contaminado?
- Como limpar a área de contaminação?
- Como evitar acidente de trabalho com materiais contaminados?

O que fazer em caso de contaminação com material biológico?
Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
- Lavar a área contaminada com água e sabão.
- Não espremer a área atingida.
- Não esfregar.
- Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
- Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)
Qual conduta é adotada quando um profissional de saúde sofre um acidente com materiais Perfuro-cortantes contaminados?
Todo profissional de saúde que sofrer uma exposição com material contaminado com sangue ou secreção deve procurar imediatamente o serviço de saúde ocupacional ou a comissão de controle de infecção hos- pitalar para orientação sobre vacinação e quimioprofilaxia, se necessário, pois o caso deve ser tratado como ...
O que fazer após a exposição acidental a material biológico?
Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.
O que fazer após um acidente com perfurocortante?
O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.
Quando você se acidenta no seu ambiente de trabalho com exposição biológico é um agravo de notificação?
No Brasil, acidentes de trabalho com exposição a material biológico são de notificação compulsória, devendo ser registrados no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN) (Brasil, 2011. Ministério da Saúde.
Quais são as formas de exposição e qual deve ser a conduta e medidas do profissional de enfermagem após a exposição a material biológico e acidente de trabalho?
Em caso de exposição cutânea ou percutânea aos fluidos biológicos, recomenda-se a lavagem exaustiva com água e sabão. Nos casos de exposição desses fluidos em mucosas, deve-se lavar com água ou solução salina fisiológica. O uso de antissépticos não é contraindicado, mas não existem evidências da sua eficácia.
O que fazer quando você se furar com agulha contaminada?
Nesses casos, o que se deve fazer é:
- Lavar o local com água e sabão. ...
- Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. ...
- Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.
Qual a conduta adequada frente a um acidente ocupacional com material visivelmente sujo de sangue porém sem conhecimento sobre a sua procedência?
»Utilizar avental limpo, não-estéril; »Proteção da roupa; »Proteção contra respingos de sangue e fluidos; »Retirar o mais rápido possível.
O que é exposição a material biológico?
É a exposição a sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, líquido pleural e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.
Qual é o acompanhamento que deve ser feito após um acidente com agulhas relacionado com um risco de contaminação?
Limpar a área picada imediatamente após a contaminação, comprimindo o local. Providenciar curativo apenas de proteção local. Comunicar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e descrever o acidente.
Quais os casos prováveis de contaminação?
Casos prováveis de contaminação são aqueles em que a relação casual entre a exposição e a infecção não pode ser estabelecida porque a sorologia do profissional acidentado não foi obtida no momento do acidente.
Como fazer a desinfecção de material contaminado?
Desinfecção de material contaminado Após respingos de material contaminado, a área afetada deve ser limpa imediatamente ( usando luvas ! ) e então desinfetada. Equipamentos e material de enfermagem, ferramentas e superfícies pequenas devem ser limpas com álcool a 70%. Superfícies maiores como o piso são desinfetadas com solução de cloro 1000 ppm.
Como limpar a área de contaminação?
Mas caso haja contaminação o profissional precisa estar orientado e buscar as soluções precisas, tais como: Limpar a área picada imediatamente após a contaminação, comprimindo o local. Providenciar curativo apenas de proteção local. Comunicar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e descrever o acidente.
Como evitar acidente de trabalho com materiais contaminados?
No ambiente hospitalar é necessário trabalhar com atenção para diminuir o risco de acidente de trabalho com estes tipos de materiais. Mas caso haja contaminação o profissional precisa estar orientado e buscar as soluções precisas, tais como: Limpar a área picada imediatamente após a contaminação, comprimindo o local.