O que fazer para evitar a gravidez?
Índice
- O que fazer para evitar a gravidez?
- Como a gravidez na adolescência pode ser evitada?
- Como a gravidez na adolescência é vista hoje?
- O que diz a lei sobre gravidez na adolescência?
- Como Combater a gravidez na adolescência?
- Será que os jovens estão mais informados sobre a gravidez na adolescência?
- Qual o diagnóstico da gravidez na adolescência?
- Quais os principais motivos para a gestação na adolescência?

O que fazer para evitar a gravidez?
- Pílula anticoncepcional. ...
- Implante anticoncepcional. ...
- Dispositivo intrauterino (DIU) ...
- Camisinha masculina e feminina. ...
- Diafragma vaginal. ...
- Anel vaginal. ...
- Anticoncepcional injetável. ...
- Laqueadura ou Vasectomia.
Como a gravidez na adolescência pode ser evitada?
A camisinha é um dos melhores métodos contraceptivos, pois ela é oferecida gratuitamente nos postos de saúde e é a única que evita a gravidez e ainda protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite, AIDS e sífilis, por exemplo.
Como a gravidez na adolescência é vista hoje?
A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.
O que diz a lei sobre gravidez na adolescência?
Reflexões sobre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2021. A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência foi instituída pelo Governo Federal pela Lei nº 13.798 de 03 de janeiro de 2019, que acrescentou o Art. 8º - A ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Como Combater a gravidez na adolescência?
Existem diversas linhas de frente para combater a gravidez na adolescência, sendo as duas principais o trabalho de conscientização e planejamento reprodutivo. Falamos sobre elas a seguir. Contracepção eficiente. A questão do método contraceptivo para adolescentes é particularmente sensível. “As jovens não são tão responsáveis.
Será que os jovens estão mais informados sobre a gravidez na adolescência?
Quando se pensa que os jovens estão mais informados e que a gravidez na adolescência não é um problema, os números mostram o contrário: 15% dos bebés nascidos em Portugal, em 2010 tinham mães adolescentes. Os valores estão a melhorar mas Portugal continua a ser um dos países com maior taxa de gravidez na adolescência.
Qual o diagnóstico da gravidez na adolescência?
O alerta é do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que nesta semana divulgou o Guia Prático de Atualização sobre a Prevenção da Gravidez na Adolescência. O documento, que integra uma série de ações programadas pela SBP sobre o tema, tem como objetivo disseminar medidas preventivas e educativas.
Quais os principais motivos para a gestação na adolescência?
Segundo eles, a gravidez na adolescência pode aumentar custos associados ao evento para o sistema de saúde, elevar as taxas de mortalidade e também impactar no futuro de várias gerações. De acordo com o documento, a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos são os principais motivos para a gestação na adolescência.