O que fazer quando um MEI morre?
Índice
- O que fazer quando um MEI morre?
- Como baixar um MEI de uma pessoa falecida?
- Como dar entrada na pensão por morte pelo MEI?
- Quem tem MEI pode receber pensão por morte?
- O que MEI têm direito?
- Qual o valor da pensão por morte MEI?
- É possível dar baixa no MEI com dívidas?
- Como realizar a extinção do MEI?
- Como funcionam os serviços do MEI?
- Quais são os benefícios do MEI?

O que fazer quando um MEI morre?
3. Em caso de falecimento do dono da empresa: para encerrar o MEI de um falecido, os herdeiros deverão seguir os seguintes passos:
- Efetuar o encerramento do registro como MEI, através do Portal do Empreendedor;
- Realizar o recolhimento de todas as guias DAS não pagos;
- Entregar a declaração de extinção do MEI;
Como baixar um MEI de uma pessoa falecida?
Os herdeiros legais devem comparecer à Previdência Social/INSS tendo em mãos a certidão de óbito, e devem providenciar a baixa do registro do MEI através do Portal do Empreendedor e preferencialmente recolher todos os DAS não pagos.
Como dar entrada na pensão por morte pelo MEI?
Em caso de falecimento do Microempreendedor Individual (MEI), é preciso que os herdeiros procedam à baixa no registro. Inclusive, em determinadas situações, eles podem requerer pensão por morte. Em caso de falecimento do Microempreendedor Individual (MEI), é preciso que os herdeiros procedam à baixa no registro.
Quem tem MEI pode receber pensão por morte?
Então, o primeiro grupo que merece atenção são os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), considerados inválidos. Neste caso, se o segurado se formalizar como MEI ou realiza qualquer outra atividade remunerada é considerado recuperado e apto ao trabalho, assim, deixará de receber a pensão por morte.
O que MEI têm direito?
O MEI também tem direito à aposentadoria por invalidez, para isso, é preciso ter contribuído pelo menos um ano com a Previdência. Em caso de acidente de qualquer natureza, ou doenças determinadas em lei, esta carência não será necessária.
Qual o valor da pensão por morte MEI?
Duração da pensão por morte para dependentes do MEI Caso não haja outras contribuições além do MEI, o valor do benefício será de um salário mínimo, ou seja, R$ 1045. Em relação a duração da pensão por morte do MEI, ela será de quatro meses caso o segurado tenha realizado menos de 18 contribuições à previdência.
É possível dar baixa no MEI com dívidas?
Em 2021, a orientação da Receita Federal é para que os contribuintes mantenham suas obrigações (Guia DAS e declaração anual de faturamento) em dia, visto que a possibilidade de inscrição dos débitos em Dívida Ativa ou mesmo o cancelamento do CNPJ podem ocorrer a qualquer momento.
Como realizar a extinção do MEI?
1. Realizar a baixa (encerramento) do registro como MEI e elaborar e transmitir a Declaração de Extinção do MEI - DASN/SIMEI – Extinção, através do Portal do Empreendedor. Acesse a nossa Dica Técnica: Baixa / Extinção do MEI; 2. Recolher preferencialmente todos os DAS-MEI (Documento de Arrecadação Simplificada do MEI) não pagos.
Como funcionam os serviços do MEI?
Os Serviços são operados na Plataforma online, podendo o Usuário formalizar o seu cadastro na categoria do Mei , solicitar boletos Das (tributo competente do Mei ), alterar seus dados cadastrais, cancelar seu cadastro e ainda obter informações sobre a categoria e disponibilização de benefícios, bem como demais dicas sobre o assunto.
Quais são os benefícios do MEI?
Dentre os seis benefícios previdenciários permitidos para o MEI, dois são voltados para os dependentes do (a) empreendedor (a). São eles: a pensão por morte e o auxílio-reclusão. No caso da pensão por morte, a duração do benefício é validada conforme algumas variáveis.