O que dever ser realizado em caso de acidente de trabalho envolvendo material Perfuro-cortante?
Índice
- O que dever ser realizado em caso de acidente de trabalho envolvendo material Perfuro-cortante?
- Quais os procedimentos adequados que um profissional de saúde deve fazer em caso de acidente com exposição a material potencialmente contaminado?
- Qual tipo de risco o profissional está exposto diante do acidente com Perfuro-cortante?
- O que fazer quando se leva uma picada de agulha já usada?
- Quais os cuidados que devemos ter com Perfuro-cortante?
- Quais as principais doenças que o profissional de saúde corre o risco de se contaminar em um acidente com material biológico?
- O que os profissionais de saúde devem fazer para prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes?
- Qual o material recolhido após o acidente?
- Como evitar acidente de trabalho com materiais contaminados?
- Como proceder após o acidente?
- Qual o tempo decorrido entre o acidente e o encaminhamento?

O que dever ser realizado em caso de acidente de trabalho envolvendo material Perfuro-cortante?
O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.
Quais os procedimentos adequados que um profissional de saúde deve fazer em caso de acidente com exposição a material potencialmente contaminado?
Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.
Qual tipo de risco o profissional está exposto diante do acidente com Perfuro-cortante?
CONTEXTO: Acidente de trabalho por instrumento perfurocortante é considerado extremamente perigoso por ser capaz de transmitir patógenos e expor às várias doenças.
O que fazer quando se leva uma picada de agulha já usada?
Nesses casos, o que se deve fazer é:
- Lavar o local com água e sabão. ...
- Identificar se a agulha foi utilizada anteriormente por alguém que possa ter uma doença transmissível. ...
- Ir ao hospital caso a agulha tenha sido usada antes, para fazer exames de sangue e diagnosticar alguma doença que precise ser tratada.
Quais os cuidados que devemos ter com Perfuro-cortante?
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
Quais as principais doenças que o profissional de saúde corre o risco de se contaminar em um acidente com material biológico?
Saúde do Trabalhador
- Acidente de Trabalho - AT.
- AT Exposição a Material Biológico.
- Câncer Ocupacional.
- Dermatose Ocupacional.
- Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho.
- Lesões por Esforços/Distúrbio Osteomuscular.
- Perda Auditiva Induzida pelo Ruido.
- Pneumoconiose.
O que os profissionais de saúde devem fazer para prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes?
Para protegerem–se os profissionais contam com os equipamentos de proteção individual. De acordo com a NR6, Equipamentos de Proteção Individual são todos dispositivos utilizados individualmente pelo trabalhador protegendo-se de riscos que estão presentes no ambiente de trabalho.
Qual o material recolhido após o acidente?
Após o acidente, o SCHI deverá recolher amostras de sangue do acidentado para ser realizada sorologia para HIV e Hepatite B e C. O material recolhido deverá ser codificado, preservando assim o sigilo do profissional de saúde.
Como evitar acidente de trabalho com materiais contaminados?
No ambiente hospitalar é necessário trabalhar com atenção para diminuir o risco de acidente de trabalho com estes tipos de materiais. Mas caso haja contaminação o profissional precisa estar orientado e buscar as soluções precisas, tais como: Limpar a área picada imediatamente após a contaminação, comprimindo o local.
Como proceder após o acidente?
O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.
Qual o tempo decorrido entre o acidente e o encaminhamento?
O tempo decorrido entre o acidente e o encaminhamento deve ser o menor possível, para que a avaliação médica e a profilaxia sejam iniciadas imediatamente; 3- É ideal que o laboratório proceda imediatamente a testes sorológicos do paciente e do acidentado.