Quais as principais medidas de prevenção para o risco físico vibração?

Índice

Quais as principais medidas de prevenção para o risco físico vibração?

Quais as principais medidas de prevenção para o risco físico vibração?

As medidas de prevenção são relativamente simples de serem cumpridas e elas são:

  • Instalação de EPC's como medidas redutoras do ruído;
  • Uso de EPI's como protetores auriculares;
  • Isolamento acústico;
  • Revezamento de trabalhadores nos ambientes de trabalho;
  • Controle do tempo de exposição de cada trabalhador;

Como deve ser feito o controle para minimizar as vibrações?

- Isolar a vibração; - Equipamentos de amortecimento (luvas); - Adaptar postura; Page 2 - Reduzir força de preensão e para empurrar; - Reduzir áreas de contato; - Treinar (comprovadamente - registrar) e orientar; - Rastreamento médico: Relatar sintomas e analisar a tarefa.

Como se pode controlar as vibrações?

Outras medidas de controlo de risco das vibrações são possíveis. Se não for possível reduzir, como medida de prevenção suplementar, a vibração transmitida ao trabalhador deve-se recorrer a uso de equipamentos de produção individual (EPI”s) – como luvas, cintos, botas – que isolam a transmissão de vibrações.

O que causa a vibração?

A vibração de mãos e braços é produzida por ferramentas manuais energizadas, utilizadas nas mais diversas atividades, como furadeiras, motosserras, marteletes, entre outras. Já a vibração de corpo inteiro resulta do trabalho em veículos, como ônibus, tratores, caminhões, máquinas agrícolas.

Quais são os tipos de vibrações?

Classificação das vibrações

  • Vibrações livres. ...
  • Vibração forçada. ...
  • Vibrações amortecidas. ...
  • Vibrações não amortecidas. ...
  • Vibração determinística. ...
  • Vibração aleatória. ...
  • Equação de movimento.

Como ocorrem as ressonâncias de vibrações no organismo?

A ressonância acontece quando um corpo passa a vibrar na frequência de outro, amplificando o tremor e causando os danos. As consequências da vibração no corpo dependem de quatro fatores: pontos de aplicação no corpo; frequência das oscilações; aceleração das oscilações; e, duração da ação.

Como prevenir as vibrações no trabalho?

Indústrias alimentares, bebidas, tabaco, texteis, produtos químicos não farmacêuticos mobiliário e colchões, etc.. As medidas de controlo de risco das vibrações são essenciais em uma óptica de prevenção, já que as vibrações na indústria são agentes extremamente nocivos ao dia a dia no trabalho.

Quais são as medidas de prevenção das vibrações?

Mas há mais: EPI”s, Exames e Informação! Outras medidas de controlo de risco das vibrações são possíveis. Se não for possível reduzir, como medida de prevenção suplementar, a vibração transmitida ao trabalhador deve-se recorrer a uso de equipamentos de produção individual (EPI”s) – como luvas, cintos, botas – que isolam a transmissão de vibrações.

Qual a melhor medida para controlar o risco das vibrações?

É, ainda, conveniente – como medida de controlo de risco das vibrações – a realização de exames médicos específicos para conhecer o estado de saúde dos trabalhadores expostos às vibrações e, assim, actuar nos acasos de maior susceptibilidade do trabalhador exposto a este agente tão agressor!

Como diminuir a intensidade da vibração?

Normalmente consegue-se diminuir a intensidade da vibração na fabricação das ferramentas ou na sua instalação (fase de projecto). Em alguns casos é possível modificar uma máquina para reduzir o seu nível de vibração trocando apenas a posição das partes móveis – modificando os pontos de ancoramento de fixação ou as uniões entre os elementos móveis.

Postagens relacionadas: