Como colocar uma pessoa na Justiça por pensão?

Índice

Como colocar uma pessoa na Justiça por pensão?

Como colocar uma pessoa na Justiça por pensão?

Deve-se procurar um advogado ou a Defensoria Pública (no caso das pessoas que não tenham condições financeiras de contratar advogado e pagar despesas de processo judicial sem prejuízo do sustento próprio e do da família) para entrar com uma ação judicial.

Como colocar pai na Justiça por pensão?

Essa citação é pessoal, feita mediante carta com Aviso de Recebimento ou Oficial de Justiça, que vai até o endereço da pessoa ou fala com ela por telefone. E não adianta o endereço da mãe ou da irmã. Tem que ser o endereço do pai do seu filho ou de seu local de trabalho. Ele precisa ser encontrado lá!

Como comprovar que paguei pensão?

Você deve guardar os recibos que servem como comprovante de pagamento, mais caso por um acaso perca, ainda assim é possível comprovar, pois em caso de cobrança o advogado solicitará que o juiz peça a parte a apresentação do extrato bancário que indicará os seus depósitos.

Qual é a pensão alimentícia?

Para isto, é considerado o salário bruto e tirado da conta os descontos obrigatórios de imposto de renda e previdência. Neste caso, a pensão alimentícia geralmente varia entre 20% e 25% do salário. Se acaso o alimentante não tiver emprego formal, por costume, fixa-se a pensão alimentícia com base no salário-mínimo.

Como cobrar a pensão alimentícia?

O seu pai biológico certamente está em falta com você. Mas não há como cobrar a pensão alimentícia se ela não tiver sido estabelecida em juízo. Se já houver fixação, você poderá cobrar (executar) a divida eferente aos dois últimos anos.

Como alterar ou excluir pensão alimentícia?

Cadastrar, Alterar ou Excluir Pensão Alimentícia — Português (Brasil) Ir para oConteúdo 1Ir para aPágina Inicial 2Ir para o menu deNavegação 3Ir para aBusca 4Ir para oMapa do site 5

Como lidar com o pai que não paga a pensão alimentícia?

Lidar com o pai que se recusa a pagar a pensão alimentícia, ou atrasa, ou paga menos do que devia é desgastante e, muitas vezes, cruel. Mas, como medida coercitiva, a Justiça pode determinar a prisão por não pagamento de pensão alimentícia ao alimentante que, por quaisquer motivos, deixe de arcar com sua responsabilidade.

Postagens relacionadas: