Como Piaget aborda o desenvolvimento da inteligência?

Índice

Como Piaget aborda o desenvolvimento da inteligência?

Como Piaget aborda o desenvolvimento da inteligência?

Para Piaget, a inteligência seria, então, um "conjunto de operações vivas e atuantes", "uma forma de equilíbrio a que tendem todas as estruturas" (piaget, 1947-1977, p. 16-7). Nesse sentido, uma ação é tanto mais inteligente quanto mais evoluídas forem as estruturas a ela subjacentes.

O que move o desenvolvimento inteligência?

O crescimento da inteligência surge muito mais por reorganizações mentais, para se obter mais possibilidade de assimilação. ... Esse desenvolvimento ocorre empírico e reflexivo, é o processo da criança pensar sobre o mundo e pensar sobre sua ação sobre o mundo.

Quais as principais contribuições da teoria de Piaget para a educação?

Piaget depositou nos processos de assimilação e acomodação a função básica da vida, sobre a qual todas as outras manifestações que a vida possa criar estariam a ela ligadas. Ao aplicar o conceito de assimilação biológica ao terreno do comportamento e do conhecimento, Piaget deu-lhe um novo significado.

Qual a importância da teoria de Piaget para a educação?

Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem. As ideias de Piaget continuam sendo estudadas e aplicadas no mundo todo. ... Para ele, o professor deve orientar os estudantes no caminho da aprendizagem, de forma a favorecer a autonomia no aprender.

Quais os fatores que influenciam no desenvolvimento da inteligência?

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra. Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico. Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.

O que Jean Piaget e Lev Vygotsky falam sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil?

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Qual a origem da consciência e da inteligência?

Para Wallon, a origem da consciência e da inteligência encontra-se nas condutas emocionais. A emoção é ao mesmo tempo fisiológica e social.

Quais os componentes da inteligência emocional?

A inteligência emocional tem cinco componentes: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais. Para mim, o aspecto mais importante é o autoconhecimento. É o primeiro passo para melhorar.

Como melhorar a inteligência emocional?

Para melhorar cada um dos aspectos da inteligência emocional, depois o incentivo, é necessário praticar. Por exemplo, se você percebe ou é alertado por alguém que tende a interagir pouco com as pessoas porque está sempre olhando o celular, tenha como meta diminuir esse hábito.

Por que a inteligência emocional pode ser cultivada?

A boa notícia é que, como quase tudo em nossa vida, a inteligência emocional pode ser praticada e cultivada. Não é fácil mudar nossa maneira de agir e de reagir, mas não é uma missão impossível.

Postagens relacionadas: