Pode processar por uso de imagem?

Índice

Pode processar por uso de imagem?

Pode processar por uso de imagem?

Sobre o direito de imagem, a Constituição prevê que é crime e o código civil afirma que cabe indenização a exposição indevida, ou seja, sem autorização da pessoa. Para isto não necessita a imagem violar a intimidade ou honra da pessoa, bastando que seja publicada sem autorização.

O que configura uso indevido de imagem?

Em casos mais graves, o uso indevido de imagem pode ser considerado crime, como previsto no artigo 218-C do Código Penal, que considera ilícito penal a disponibilização ou divulgação de fotos, vídeo ou imagem de cenas de sexo, nudez ou pornografia, sem consentimento da vítima.

Como usar imagens feitas por outras pessoas?

Ao usar imagens feitas por outras pessoas, você também pode fazer constar alguma frase assim. Lembre-se que, mesmo assim, dar o crédito não te isenta da obrigação de pedir autorização, exceto se você se encaixa nas exceções legais que eu falei lá em cima.

Como se verá a imagem?

Como se verá a adiante, a imagem é um atributo que compõe a personalidade do ser humano, de modo que possui valor inestimável para o ordenamento jurídico brasileiro.

Será que você precisa de permissão para usar essa imagem ou imagem?

Sempre que você tirar uma foto de alguém ou grava sua voz ou imagem para uso de sua empresa, instituição ou para divulgação de qualquer natureza, você precisa de permissão para usar essa imagem ou gravação. Essa permissão deve ser um documento por escrito que reconheça de forma expressa quem autoriza e o autorizado.

Como usar a imagem para fins comerciais?

O termo de uso de imagem se faz necessário principalmente para fins comerciais. Utilizar a imagem ou voz de uma pessoa sem a devida autorização pode gerar o direito de indenização. Mesmo quando não há comprovação de danos causados, a indenização é validada pela própria legislação e pelas interpretações da jurisprudência.

Postagens relacionadas: