Onde estão localizados os melanócitos?

Índice

Onde estão localizados os melanócitos?

Onde estão localizados os melanócitos?

Os melanócitos são derivados dos melanoblastos e estão localizados na epiderme, mais precisamente no estrato germinativo. Possuem formato de glóbulo, que é de onde partem prolongamentos que se estendem em direção à região mais superficial da epiderme (veja figura acima).

Em qual local da célula podemos encontrar a melanina?

O melanócito é uma célula dendrítica, especializada na produção de melanina, um pigmento de coloração marrom-escura. Estas células encontram-se na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além de estarem presentes também na retina.

Em que camada da pele a melanina é mais encontrada?

A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.

Quem armazena melanina?

A produção de melanina é feita pelos melanócitos ou melanoblastos, células da camada basal da epiderme que mantêm contacto com os queratinócitos por intermédio de projeções citoplasmáticas. Esses prolongamentos é que permitem que os pigmentos melânicos produzidos se depositem nos queratinócitos.

Qual o processo de pigmentação da pele?

A síntese de melanina, também chamada de melanogênese, é um processo enzimático que é catalisado principalmente pela tirosinase, proteína relacionada à tirosinase 1 (TYRP1) e ao dopacromo tautomerase (DCT).

O que faz aumentar a produção de melanina?

– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

Quais são as causas da falta de melanina na pele?

A deficiência da melanina tem sido associada previamente com as várias anomalias genéticas e os defeitos congenitais. Algumas das doenças associadas com a melanina incluem: Albinismo - há quase dez tipos diferentes de albinismo oculocutaneous, as circunstâncias que são herdadas em uma maneira recessivo autosomal.

Quais os distúrbios afetam os melanócitos?

Existem alguns distúrbios que podem afetar os melanócitos, gerando doenças, como: vitiligo, melasma ou cloasma, hipercromias, nervos melanocíticos e melanoma. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/melanocito/. Arquivado em: Citologia.

Como os melanócitos fazem parte do sistema imunológico?

Além de seu papel de proteção à luz ultravioleta, os melanócitos também fazem parte do sistema imunológico e são considerados células imunológicas.

Como aumentar a produção de melanina?

Aumento da produção de melanina é visto em condições em que o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é elevado, como as doenças de Addison e de Cushing . Além do ACTH, o alfa-MSH também participa na estimulação de melanócitos, sendo um produto de clivagem de ACTH que tem uma afinidade igual para o receptor MC1 em melanócitos como ACTH.

Como pode ativar a melanina no corpo?

Deve saber que a produção de melanina pode ativar-se de forma externa através da exposição solar, e tomar sol favorece que os níveis desta no corpo aumentem.

Postagens relacionadas: