Quais os cuidados com RN que precisa de fototerapia?
Índice
- Quais os cuidados com RN que precisa de fototerapia?
- Quanto tempo o bebê deve ficar na fototerapia?
- Quando a fototerapia é indicada?
- Como a fototerapia pode ser usada?
- Quando deve ser usada a fototerapia nas primeiras 24 horas?
- Quais são as contraindicações da Fototerapia?
- Por que a fototerapia pode causar câncer?
Quais os cuidados com RN que precisa de fototerapia?
Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...
Quanto tempo o bebê deve ficar na fototerapia?
O tratamento de banho de luz em bebê pode durar até 7 dias no hospital dependendo da necessidade. Em casa esse tempo pode ser menor, cerca de 2 dias.
Quando a fototerapia é indicada?
A fototerapia é principalmente indicada nos casos de icterícia do recém-nascido, também chamado de hiperbilirrubinemia do recém-nascido, em que o bebê apresenta a pele mais amarelada devido ao acúmulo do pigmento bilirrubina.
Como a fototerapia pode ser usada?
A fototerapia pode ser utilizada sozinha ou associada a medicamentos, com o objetivo de diminuir o tempo de exposição do paciente. A modalidade tem ação anti-inflamatória e imunomoduladora, além de ser útil para diminuir a superprodução de células em locais específicos da pele.
Quando deve ser usada a fototerapia nas primeiras 24 horas?
Segundo Facchini (2008), fototerapia deve ser usada no recém-nascido com peso maior e igual a 2500 kg, com: BI > 10mg/dl nas primeiras 24 horas. BI > 12mg/dl entre 24 a 72 horas. BI > 15 ou 17mg/dl maior que 72 horas. Quando há suspeita nas primeiras 24 horas, o tratamento deve ser iniciado precocemente.
Quais são as contraindicações da Fototerapia?
Indicações e contraindicações. A fototerapia é indicada para o tratamento de situações como: Hiperbilirrubinemia do recém-nascido; Linfoma cutâneo de células T;
Por que a fototerapia pode causar câncer?
A fototerapia é especialmente indicada para bebês que nascem com a cor muito amarelada porque evita que o excesso de bilirrubina se acumule no cérebro podendo causar graves alterações. Fototerapia pode causar câncer?