Quem pode propor um projeto de lei municipal?
Índice
- Quem pode propor um projeto de lei municipal?
- Como elaborar um projeto de lei municipal de iniciativa popular?
- Quais os requisitos para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular?
- Qual a opinião sobre o projeto de lei?
- Quem pode apresentar projeto de lei municipal?
- Como reunir a assinatura necessária para aprovação de um projeto de lei?
- Quando passa o projeto de lei para o plenário?
Quem pode propor um projeto de lei municipal?
Qualquer cidadão deve poder propor projetos de lei nas câmaras municipais sem necessitar do projeto de lei a iniciativa popular, qualquer cidadão deve ter o direito de propor uma lei municipal sem necessitar fazer um projeto de lei a iniciativa popular.
Como elaborar um projeto de lei municipal de iniciativa popular?
Após a análise dos vereadores, se o PL 281/2019 for aprovado, para ser analisado os projetos de iniciativa popular deverão fazer referência a um único assunto, ter justificativa e conter assinatura, nome legível, número do título eleitoral, zona e seção de votação de cada subscrevente.
Quais os requisitos para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular?
A iniciativa popular consiste na apresentação de projeto de lei à Câmara dos Deputados, subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
Qual a opinião sobre o projeto de lei?
O parecer é a opinião fundamentada sobre a proposição, que deve gerar um relatório que será votado pela comissão. O parecer pode ser pela aprovação, pelas alterações ou pelo arquivamento do projeto de lei. O relatório deve apresentar qualquer alteração, sendo apreciado pela comissão, podendo ser ou não aceito.
Quem pode apresentar projeto de lei municipal?
O dispositivo constitucional que autoriza esse procedimento é o inciso XIII do art. 29 da CF (Constituição Federal). Quem pode apresentar projeto de lei municipal?
Como reunir a assinatura necessária para aprovação de um projeto de lei?
Reunir a quantidade de assinaturas necessárias não é fácil e isso deve ser observado por quem pretende propor um projeto de lei por meio da iniciativa popular. Atualmente, muitos ativistas que buscam a aprovação de um projeto utilizam ferramentas online de arrecadação de assinaturas que são válidas e muito úteis na jornada da aprovação.
Quando passa o projeto de lei para o plenário?
Todo projeto de lei passa, obrigatoriamente, pela Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, para verificar se está adequado com os princípios da Constituição. A análise da CCJ é feita por último, antes de o projeto seguir para o plenário, quando isso for necessário.