Quando se tornou efetivo o processo de inclusão social das pessoas com necessidades especiais?

Índice

Quando se tornou efetivo o processo de inclusão social das pessoas com necessidades especiais?

Quando se tornou efetivo o processo de inclusão social das pessoas com necessidades especiais?

O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo, a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990).

Qual a importância da inclusão?

A inclusão na escola tem como principal objetivo acolher e dar a possibilidade de todas as crianças e adolescentes terem o direito deles garantido, que é a educação desde o ensino base até o ensino médio, independentemente da classe social, condição psicológica ou física.

Como garantir a inclusão de uma pessoa com deficiência?

Uma pessoa com deficiência não é incapacitada. É uma pessoa que tem a sua funcionalidade limitada em um aspecto específico que, com os recursos adequados, poderia até se desenvolver com normalidade. Como fazer isso? Do que precisamos para garantir a inclusão? Estas seriam algumas chaves. Elas precisam de apoio, e não apenas de cuidados.

Qual o aparato legal que visa a inclusão social das pessoas com deficiência?

Existe um aparato legal firmemente instaurado que visa a inclusão social das pessoas com deficiência. No entanto, além do suporte da lei, é necessário que haja uma modificação nas relações sociais para que essa intenção aconteça de fato, sobretudo para a inserção dessas pessoas com deficiência no mercado de trabalho e nas escolas.

Como Pensar uma sociedade inclusiva para pessoas com deficiência?

A partir deste conceito é que podemos pensar uma sociedade inclusiva e ações que podem auxiliar no processo de eliminação de barreiras para criar condições menos desiguais de vida e vivência para as pessoas com deficiência.

Como melhorar o acesso às pessoas com deficiência?

Facilitar o acesso das pessoas com deficiência a qualquer serviço da comunidade. Facilitar o acesso deste coletivo ao mercado de trabalho, evitando qualquer discriminação. Melhorar a educação por meio de recursos adequados e apoio às crianças com deficiência.

Postagens relacionadas: