O que acontece se alguém pegar seu CPF?

Índice

O que acontece se alguém pegar seu CPF?

O que acontece se alguém pegar seu CPF?

Sim, se alguém usar seu CPF de forma indevida e contratar algum serviço em seu nome, e não pagar, você pode ficar com o nome negativado, também conhecido como nome sujo.

Quais são as tentativas de fraude de CPF?

De acordo com a Serasa Experian, há uma tentativa de fraude de CPF a cada 16,9 segundos no Brasil. Prova recente do problema foi a oferta de um banco de dados de 92 milhões de brasileiros na dark web, grande parte contendo o número de Cadastro de Pessoa Física.

Por que os roubos de CPF podem resultar na fraude?

Roubos de CPF também podem resultar na fraude de financiamentos, abertura de contas, obtenção de cartão de crédito e até na concessão de empréstimos em nome da vítima.

Como evitar cobranças no CPF?

Só que as cobranças continuam persistindo e você não reconhece o valor que estão te cobrando. Esse é o pesadelo que vive a pessoa que teve o CPF usado por estelionatários, mas evitar fraudes no seu CPF é simples. Abaixo, listamos alguns cuidados importantes para que você evite esse transtorno em sua vida.

Como proteger o CPF da transação?

Prefira sempre digitar o número em um teclado encobrindo as teclas com uma das mãos para evitar ser bisbilhotado por alguém à espreita. Outra forma de se proteger é optar por programas de descontos que dispense o CPF na hora da transação, optando por um número distinto, um aplicativo ou um cartão físico.

Postagens relacionadas: