Precisa polinizar a flor da pitaya?
Índice
- Precisa polinizar a flor da pitaya?
- Como proteger a pitaya das abelhas?
- Quando a pitaia da flor?
- Quem faz a polinização da pitaya?
- Como deve ser feita a polinização da pitaya?
- Para que serve o enxerto na pitaya?
- Quais são as variedades da Pitaya?
- Quais são as propriedades medicinais da Pitaya?
- Como proteger as plantas tropicais?
- Como proteger suas plantas do frio?
Precisa polinizar a flor da pitaya?
A intenção da polinização artificial na pitaia, de acordo com o professor do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA), José Darlan Ramos, é garantir maior pegamento, melhor qualidade das frutas e, consequentemente, resultar em uma maior produtividade.
Como proteger a pitaya das abelhas?
A utilização de suco de laranja e água açucarada em armadilhas foi eficiente para a captura e monitoramento de abelhas irapuá e formigas, respectivamente, na cultura da pitaia em Lavras-MG.
Quando a pitaia da flor?
Surgem do final da Primavera até princípios do Outono, sendo mais intensa em pleno verão. Frutos grandes, coloridos, pesados, suculentos de sabor leve, adocicado e textura cremosa. Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de “cactos” epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina.
Quem faz a polinização da pitaya?
No México, local de origem da pitaia, a polinização é feita por morcegos, já que é durante a noite que a flor se abre. Mas no Ceará, onde não há visita desses animais nas plantações, pesquisadores descobriram a importância das abelhas e mariposas nesse trabalho.
Como deve ser feita a polinização da pitaya?
Com os próprios dedos, toque os estames – órgãos masculinos correspondentes às estruturas filamentosas encimadas pelas anteras produtoras de pólen, que ficam no fundo da flor –, e, posteriormente, o estigma – órgão feminino parecido com uma estrela, que fica próximo da entrada da flor.
Para que serve o enxerto na pitaya?
A enxertia é uma prática muito utilizada na fruticultura que permite que haja união de características favoráveis entre as duas partes a serem unidas, como vigor e tolerância a fatores bióticos e abióticos. ... A enxertia da pitaya pode ser feita em porta-enxertos previamente enraizados ou não.
Quais são as variedades da Pitaya?
Fornecemos assistência técnica, com profissional Engenheiro Agrônomo especializado na implantação da cultura da pitaya. Garantimos a compra de toda a produção por nos assessorada. Existem quatro variedades da fruta pitaya e cada uma tem a sua especificidade.
Quais são as propriedades medicinais da Pitaya?
As propriedades medicinais da Pitaya são velhas conhecidas dos povos nativos do Velho Mundo, e hoje sabe-se que são ricas em fibras (em Taiwan diabéticos a usam como substituo para o arroz) e minerais (sendo as amarelas mais abundantes em zinco e as vermelhas em ferro), possuem quantidade significativa de antioxidantes e previnem radicais livres.
Como proteger as plantas tropicais?
Se baixar disso é preciso proteger, ainda mais se sua região conviver com formações de geadas. As plantas tropicais podem ser destruídas por geada, que nada mais é do que o congelamento do orvalho sobre a superfície; neste caso as plantas. A fina camada de gelo queima as folhas e caules de algumas espécies mais sensíveis.
Como proteger suas plantas do frio?
Planta-se no final do inverno ou começo da primavera e cultiva até o próximo inverno quando esse ciclo se fecha. Veja um vídeo com alguns exemplos na prática de como proteger suas plantas do frio (ignore a prática de usar o saco plástico preto; se optar por plástico use apenas plástico-bolha e de preferência, sem encostar nas folhas):