O que fazer quando se empresta seu nome pra outra pessoa?
![O que fazer quando se empresta seu nome pra outra pessoa?](https://i.ytimg.com/vi/GaXLeMsfMl0/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDsrzyasvO4Wx-oP3tfaPL8_y9Q_Q)
O que fazer quando se empresta seu nome pra outra pessoa?
As empresas não podem cobrar o consumidor após a prescrição das dívidas. Se isso ocorrer, ele deve formalizar uma reclamação por escrito, procurar o Procon e/ou ingressar com uma ação judicial exigindo reparação de danos. Para boa defesa dos seus direitos, procure um (a) advogado (a) da sua confiança!
Como saber se alguém fez compras em meu nome?
Saiba como realizar a consulta do seu CPF no serasa online
- Acesse o site serasa.com.br.
- Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar Agora”
- Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso.
- São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha.
Como é exigido o número do CPF nas compras pela internet?
Em muitos estabelecimentos não é exigido o número do CPF, bastando o cliente manter a etiqueta de troca na mercadoria. Especialistas e entidades do comércio são unânimes em afirmar que o consumidor só é obrigado a informar o CPF nas compras pela internet.
Como evitar cobranças no CPF?
Só que as cobranças continuam persistindo e você não reconhece o valor que estão te cobrando. Esse é o pesadelo que vive a pessoa que teve o CPF usado por estelionatários, mas evitar fraudes no seu CPF é simples. Abaixo, listamos alguns cuidados importantes para que você evite esse transtorno em sua vida.
Como evitar fraudes no seu CPF?
Esse é o pesadelo que vive a pessoa que teve o CPF usado por estelionatários, mas evitar fraudes no seu CPF é simples. Abaixo, listamos alguns cuidados importantes para que você evite esse transtorno em sua vida. Sempre que estiver no caixa de uma loja, não permita que levem seus documentos para longe de você.
Como você deve fornecer o seu CPF?
Você já deve ter informado seu CPF no ato de uma compra sem nem mesmo saber o porquê. O documento tem sido solicitado pela maioria dos estabelecimentos sob os mais diversos argumentos, até mesmo nas compras em dinheiro. Mas é importante saber que, na maioria dos casos, fornecer o CPF é opcional.