Qual procedimento para protestar um cheque?
![Qual procedimento para protestar um cheque?](https://i.ytimg.com/vi/e-ZrwfkDKzw/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLC4ymtZhpYunUeRdbhao6VMFqa6OA)
Qual procedimento para protestar um cheque?
Dirija-se a um cartório de Registro de Protestos com o título, nesse caso o cheque. Ele deve constar que já foi devolvido pelo banco. O cartório de protesto deve ser da praça de pagamento do cheque (agência do correntista) ou o do domicílio do devedor. O cartório irá registrar então a sua reclamação.
Quem pode protestar o cheque?
O protesto de cheque não é automático, sendo solicitado pelo beneficiário do cheque em um cartório de protestos. Assim, o devedor recebe uma intimação e, caso pagamento não se efetive em até três dias, passa a ter restrição no nome. Isso inclui cadastros de proteção ao crédito, como o Serasa Experian.
É possível protestar um cheque sustado?
Boa parte concorda que sim, um cheque sustado pode ir a protesto, já que é uma ordem de pagamento válida e que a prática de sustar o cheque não retira a obrigação de pagamento da dívida ou compromisso.
Qual o prazo para protestar o cheque?
No caso do devedor não efetuar o pagamento do cheque, o nome do dele será negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. É recomendável que você tenha o endereço do emissário do cheque para facilitar o trabalho do cartório, mas não é uma obrigatoriedade. Existe prazo para protestar o cheque?
Como ir ao cartório de protestos?
Para protestar cheques, você deve ir ao Cartório de Registro de Protestos com o título de crédito em mãos, ou seja, o cheque. O cheque em mãos deve já estar carimbado pelo banco. O cartório de protesto deve ser da praça de pagamento do cheque (agência do correntista) ou o do domicílio do devedor.
Como faço para cancelar protesto de cheque?
Como faço para cancelar um protesto de cheque? Você deve procurar o credor ou o cartório para efetuar o pagamento do título. Então, você receberá uma certidão positiva do credor e poderá ir ao cartório para fazer o cancelamento do protesto.
Qual o valor do cheque do protesto?
Ele pode pagar diretamente no tabelionato onde ocorreu o protesto, e sendo assim, o beneficiário terá disponível o seu dinheiro no 1 dia útil subsequente ao pagamento. O valor do pagamento compreende o valor do cheque mais os custos do cartório.