Como proteger seu design?
![Como proteger seu design?](https://i.ytimg.com/vi/VLLwT1Je_7M/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDa_Pu-euzeZLgLF8S6rVtqfL-Azw)
Como proteger seu design?
Para proteger sua criação, é necessário abrir um pedido de registro no INPI, como já mencionado. Qualquer pessoa pode dar entrada nesse processo, física ou jurídica, desde que comprove ser a criadora.
Como proteger um desenho industrial?
Para proteger por meio de registro o seu desenho industrial, você deve preparar um pedido de registro, que será analisado pelo INPI. Nesse requerimento, deve constar o próprio pedido, um relatório descritivo, as reivindicações e os desenhos (atualmente podem ser substituídos por fotografias).
Como proteger um desenho autoral?
Cada tipo de obra criativa tem que ser registrado em um determinado órgão competente. Dessa forma, músicas, obras literárias e desenhos, por exemplo, precisam ser registrados no EDA (Escritório dos Direitos Autorais) da FBN (Fundação Biblioteca Nacional).
Como proteger um personagem?
O registro de direitos autorais tem como propósito garantir ao autor o reconhecimento da autoria sobre sua criação e impedir que terceiros utilizem a obra sem os devidos créditos. Nesse sentido, vale dizer que, embora resguarde o autor contra plágios, na prática, o registro protege as obras e não os autores em si.
Por que é preciso proteger um Desenho Industrial?
O registro de Desenho Industrial conferirá ao titular a exclusividade de proteção do design do produto, gerando poderes para compelir terceiros a se absterem de explorar produto similar, que venha colidir com o design do seu produto.
Como proteger obras de arte?
Sempre utilize materiais para protegê-las de eventuais riscos, danos mecânicos, sujeira, etc. Procure utilizar plástico bolha, papel de seda ou espuma de nylon. 7 - Caso haja objetos que sofreram com fungos ou algum tipo de inseto, como cupins ou brocas, mantenha-o longe de sua obra de arte.
Qual o prazo máximo de proteção do Desenho Industrial?
O registro vigora pelo prazo de 10 (dez) anos, contados da data do depósito. Sua proteção pode ser prorrogada por 3 (três) períodos sucessivos de 5 (cinco) anos cada. Assim, é possível proteger o desenho industrial pelo prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos, após o qual a proteção se exaure.