Onde peticionar recurso extraordinário?
Índice
- Onde peticionar recurso extraordinário?
- Quais documentos devem acompanhar o recurso extraordinário?
- Como protocolar recurso extraordinário no STJ?
- Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso extraordinário?
- Como protocolar recurso ordinário constitucional?
- O que é juntada de petição de recurso extraordinário?
- Como protocolar uma petição no STF?
- Como deve ser feito o prequestionamento?
- Como é utilizado o recurso extraordinário?
- Quais são os requisitos de admissão do Recurso Extraordinário?
- Qual a competência do Recurso Extraordinário?
- Como deve ser admitido o recurso recorrida?

Onde peticionar recurso extraordinário?
Todos os procedimentos para o peticionamento eletrônico estão disponíveis no site do Supremo (www.stf.jus.br), no menu Processos, Peticionamento eletrônico. Nesse menu, estão disponíveis informações sobre requisitos de acesso, resoluções, perguntas frequentes.
Quais documentos devem acompanhar o recurso extraordinário?
VI – certidão de intimação da decisão recorrida; VII – Recurso Extraordinário; VIII – contra-razões ao Recurso Extraordinário ou certidão de sua não apresentação; IX – procurações outorgadas aos advogados das partes e respectivos substabelecimentos.
Como protocolar recurso extraordinário no STJ?
O peticionamento no STJ é feito eletronicamente pela Central do Processo Eletrônico (CPE), no site do STJ. Pela CPE, os advogados podem encaminhar suas petições, de forma rápida e segura, dispensando a apresentação de documentos.
Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso extraordinário?
Diz-se prévio, pois o juízo definitivo de admissibilidade do recurso extraordinário é da competência do STF. O juízo de admissibilidade consiste na atividade de verificação da existência concorrente dos pressupostos extrínsecos e intrínsecos, para que se possa examinar o mérito do recurso.
Como protocolar recurso ordinário constitucional?
A interposição do recurso deverá ser endereçada ao Presidente do Tribunal que proferiu a decisão denegatória. As razões recursais deverão estar anexadas à petição de interposição, devendo ser dirigidas ao STF ou STJ, conforme o caso.
O que é juntada de petição de recurso extraordinário?
O que é um recurso extraordinário: O recurso extraordinário (RE) é um recurso processual utilizado para pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a impugnação (discussão) de uma decisão sobre questões constitucionais. ... O RE pode ser utilizado para contestar acórdãos de Tribunais Federais, Estaduais ou de Turmas Recursais.
Como protocolar uma petição no STF?
Na tela principal, o usuário deve clicar em peticionar e depois escolher o tipo de petição desejada, se inicial ou incidental, a fim de começar peticionamento eletrônico no STF. Este é o primeiro passo. O segundo passo é a Classificação, no qual deve ser indicada a classe processual (Ex.: ADI, MS).
Como deve ser feito o prequestionamento?
O prequestionamento consiste na exigência da pré-análise, bem como do debate e do julgamento prévio, pelo tribunal recorrido, de uma matéria federal ou constitucional, que será objeto do recurso especial ou extraordinário, a ser direcionado aos tribunais superiores do país: Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou Supremo ...
Como é utilizado o recurso extraordinário?
O recurso extraordinário é utilizado para contestar questões de Direito Constitucional. De acordo com o art. 102 da Constituição Federal (CF), o recurso pode ser usado quando a decisão: for contrária a uma norma da Constituição Federal, declarar que uma lei ou um tratado federal é inconstitucional,
Quais são os requisitos de admissão do Recurso Extraordinário?
Requisitos de admissão do recurso extraordinário. Para poder utilizar este recurso, a lei determina que devem ser preenchidos dois requisitos: comprovação da repercussão geral da questão, prequestionamento da matéria constitucional discutida.
Qual a competência do Recurso Extraordinário?
A competência para julgamento do recurso é exclusiva do STF, que é o órgão máximo do Poder Judiciário, responsável pela proteção dos princípios constitucionais. Qual o cabimento do recurso extraordinário? O recurso extraordinário é utilizado para contestar questões de Direito Constitucional.
Como deve ser admitido o recurso recorrida?
Para o recurso ser admitido nesta hipótese há necessidade de que a decisão recorrida seja posterior àquela que servirá como paradigma. E mais, as decisões (recorrida e paradigma) devem ter sido proferidas por tribunais diferentes, ainda que do mesmo estado. 2.5 – OS OBSTÁCULOS AO RECURSO ESPECIAL