Como podemos afirmar que um colaborador teve perda auditiva decorrente do ambiente de trabalho?

Índice

Como podemos afirmar que um colaborador teve perda auditiva decorrente do ambiente de trabalho?

Como podemos afirmar que um colaborador teve perda auditiva decorrente do ambiente de trabalho?

Quando a perda auditiva é causada pelas condições do ambiente de trabalho, o trabalhador tem direito a indenização. Entretanto, é necessário um laudo técnico que demonstre a perda da capacidade auditiva e comprove que ela não é de natureza congênita ou degenerativa.

Como conseguir um laudo de deficiência auditiva?

Como então garantir os seus direitos se você possui deficiência auditiva? O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Quais as principais ações preventivas e corretivas para evitar lesões ao aparelho auditivo dos trabalhadores expostos incluindo controles na fonte prensas no meio ambiente e no homem?

Além disso, nos casos que ultrapassam os limites de tolerância auditiva devem ser aplicadas medidas preventivas como:

  • Uso e Controle de EPI.
  • Redução da fonte de ruído.
  • Diminuição do tempo ou do nível de exposição.
  • Exames auditivos.
  • Treinamento dos colaboradores.
  • Monitoramento dos níveis de ruído.

O que o deficiente auditivo tem direito?

O deficiente auditivo que recebe até um salário mínimo tem direito ao passe livre, que representa a gratuidade no uso de transportes públicos, como ônibus, metrô e trem. O transporte coletivo interestadual gratuito é garantido pela lei nº 8.899.

Quem usa aparelho auditivo tem algum benefício?

A aposentadoria por deficiência auditiva é um direito do contribuinte que sofre com a perda auditiva e precisa de um tratamento diferenciado. Com esse benefício do INSS, é possível se aposentar mais cedo e contribuir por menos tempo, devido às limitações que essa condição traz ao segurado.

Como ocorre a perda auditiva relacionada ao trabalho?

A perda auditiva relacionada ao trabalho ocorre devido aos riscos existentes em determinados ambientes laborais, com exposição contínua a ruídos e barulhos intensos sob Nível de Pressão Sonora (NPS) acima de 85 dB (decibéis) por oito horas diárias, regularmente.

Como evitar a perda auditiva por exposição ao ruído?

A perda auditiva por exposição ao ruído é um dos mais frequentes riscos ocupacionais. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar esse problema no ambiente de trabalho. A perda é lenta e geralmente não leva à surdez total, mas ocorre uma redução significativa e irreversível da capacidade auditiva.

Por que o calor gerado em ambientes industriais é prejudicial ao sistema auditivo?

O excesso de calor gerado em ambientes de algumas indústrias é muito prejudicial ao funcionamento do sistema auditivo. Dessa forma, os trabalhadores que lidam diretamente com caldeiras e fornos, por exemplo, correm risco contínuo de perda gradual da audição.

Postagens relacionadas: