Quais são as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho?

Índice

Quais são as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho?

Quais são as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho?

Principais doenças ocupacionais

  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Surdez temporária ou definitiva. ...
  • Antracose Pulmonar. ...
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

O que não pode ser considerado como doença do trabalho?

Também não são consideradas doenças do trabalho aquelas que não motivam a incapacidade laborativa, ou seja, aquelas que não acometem o trabalhador a ponto de fazer com que ele não seja mais capaz de exercer as suas funções laborais ou profissionais.

O que é doença profissional ou do trabalho?

A doença ocupacional ou profissional é aquela na qual o funcionário adoece por conta do seu trabalho no dia a dia. Muitas vezes, trata-se de condições crônicas, ou seja, doenças que ele terá pelo resto da vida.

O que fazer em caso de doença do trabalho?

Ao ser acometido por uma doença ocupacional, o primeiro passo é cuidar da própria saúde. Procure um médico para tratar do caso e peça um atestado, conforme as indicações do exame. Lembre-se de que nesse documento deve haver o carimbo e a assinatura do profissional, o CID da doença e o tempo necessário de afastamento.

Quais as doenças ocupacionais mais frequentes em profissionais da saúde?

Quais as 9 doenças ocupacionais mais comuns e como evitá-las?

  1. Dermatose Ocupacional (DO) ...
  2. Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ...
  3. Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) ...
  4. Doenças da visão. ...
  5. Surdez temporária ou definitiva. ...
  6. Antracose pulmonar e bissinose. ...
  7. Asma ocupacional. ...
  8. Silicose.

Quando uma doença endêmica pode ser considerada doença do trabalho?

Assim, a doença, mesmo endêmica ou pandêmica, no caso da Covid-19, pode ser considerada de natureza ocupacional quando resulte das condições de trabalho.

Quais são as doenças do trabalho?

Já nas doenças do trabalho, também chamadas de mesopatia ou doença profissional atípica, é necessário comprovar o nexo causal entre a atividade, pois podem ser adquiridas em qualquer atividade, sem necessariamente estar vinculada diretamente a determinada profissão, como é o caso da depressão, estresse, problemas na coluna, etc.

Por que a doença de trabalho não está atrelada à função do trabalhador?

Diferentemente da doença profissional, a doença de trabalho não está atrelada à função desempenhada pelo trabalhador, mas ao local onde o operário é obrigado a trabalhar.

Quais são as doenças profissionais?

As doenças profissionais, conhecidas ainda com o nome de “idiopatias”, “ergopatias”, “tecnopatias” ou “doenças profissionais típicas”, são produzidas ou desencadeadas pelo exercício profissional peculiar de determinada atividade, ou seja, são doenças que decorrem necessariamente do exercício de uma profissão.

Qual a diferença entre doença ocupacional ou profissional?

1 Doença ocupacional ou profissional. Atualmente, cresce cada dia mais o número de ações requerendo indenizações decorrentes de doença ocupacional. Esse aumento está ligado à facilidade de acesso à informação por parte do trabalhador.

Postagens relacionadas: