O que é a síndrome da talidomida?
Índice
- O que é a síndrome da talidomida?
- Quais os benefícios da talidomida?
- Como foi chamado o conjunto de problemas causados pela talidomida?
- É seguro o uso da talidomida nos dias atuais?
- O que provocou a talidomida?
- Quais são os efeitos colaterais da talidomida?
- Para qual finalidade a talidomida era ou é usada?
- Quem precisa tomar talidomida?
- Como foi criada a talidomida?
- Para quais doenças o uso da talidomida é permitido no Brasil?
O que é a síndrome da talidomida?
A talidomida ou 'amida nftálica do ácido glutâmico' é uma medicação com efeitos sedativos e anti-inflamatórios. Porém, seu uso durante a gravidez causa a síndrome da talidomida, que ocasiona uma má formação do feto, fazendo com que o bebê nasça sem os braços e sem as pernas.
Quais os benefícios da talidomida?
O uso de Talidomida é indicado para o tratamento:
- Lepra, que é uma reação hansênica tipo II ou tipo eritema nodoso;
- Aids, porque reduz a febre, mal-estar e fraqueza muscular:
- Lúpus, doença enxerto-versus-hospedeiro, porque ocorre a diminuição da inflamação.
Como foi chamado o conjunto de problemas causados pela talidomida?
Entretanto, quando essa fórmula passou a ser comercializada em 1957, houve a ocorrência de milhares de casos de Focomelia, ou seja, uma síndrome caracterizada pelo encurtamento dos membros junto ao tronco do feto – devido a ultrapassar a barreira placentária e interferir na sua formação.
É seguro o uso da talidomida nos dias atuais?
Droga é proibida na maior parte do mundo. No Brasil, ainda gera legião de bebês com deformidades, segundo estudo. Um estudo ao qual a BBC teve acesso exclusivo mostra que o uso da talidomida continua a causar defeitos físicos em bebês nascidos no Brasil.
O que provocou a talidomida?
A talidomida começou a ser comercializada no fim dos anos 1950 como uma “droga mágica” contra náuseas, dores de cabeça e insônia. Era especialmente indicada para gestantes porque combateria o enjoo da gravidez.
Quais são os efeitos colaterais da talidomida?
Os efeitos colaterais da talidomida incluem sonolência, fadiga, constipação e neuropatia. Existe também um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos.
Para qual finalidade a talidomida era ou é usada?
A talidomida foi introduzida, no final dos anos 1950, como um sedativo. A droga era dada às mulheres grávidas para combater os sintomas do enjoo matinal. Mas o uso durante a gestação restringiu o crescimento dos membros dos bebês, que nasceram com má formação nas pernas e braços.
Quem precisa tomar talidomida?
A Talidomida é indicada para pacientes com mieloma múltiplo refratário à quimioterapia convencional, sendo que o tratamento, somente poderá continuar após 3 meses, se houver comprovação laboratorial da remissão da doença.
Como foi criada a talidomida?
A talidomida foi criada pelo médico alemão Heinrich Mückter, que participou dos experimentos nos campos nazistas onde drogas e vacinas inventadas por ele foram testadas em prisioneiros sem consentimento levando muitos a morte.
Para quais doenças o uso da talidomida é permitido no Brasil?
Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Talidomida só poderá ser prescrita e utilizada no âmbito dos programas governamentais de prevenção e controle das seguintes doenças: Hanseníase. DST/AIDS. Doenças crônico-degenerativas (Lúpus Eritematoso, Doença enxerto versus hospedeiro)