Qual a relação entre currículo escolar e diversidade cultural?
Índice
- Qual a relação entre currículo escolar e diversidade cultural?
- Como o currículo na educação infantil deve ser pensado?
- Por que conhecimento currículo e cultura estão Inter-relacionados no processo de ensino e de aprendizagem?
- O quê da cultura deve ser selecionado para fazer parte do currículo escolar?
- Qual é a relação entre currículo escola e sociedade?
- O que deve ser considerado na elaboração de um currículo na Educação Infantil?
- Por que o currículo é tão importante no aspecto escolar?
- Qual é a implementação de um currículo nacional comum?
- Qual é o papel do currículo?
- Como o curriculum pode expressar-se?
Qual a relação entre currículo escolar e diversidade cultural?
No âmbito escolar o currículo proporciona a produção de diferentes saberes derivados do multiculturalismo ali existente. São esses saberes que constroem o currículo formal e constitui o conhecimento escolar hibridizado em sala de aula.
Como o currículo na educação infantil deve ser pensado?
Pensar em currículo para a Educação Infantil é pensar sobre a identidade dessas crianças, como elas aprendem, e como se desenvolvem assim como as necessidades e interesses desses pequeninos. Além disso, a construção do currículo deve passar pela questão que norteia as escolhas vinculadas à proposta Pedagógica.
Por que conhecimento currículo e cultura estão Inter-relacionados no processo de ensino e de aprendizagem?
Conhecimento, cultura e currículo se relacionam inteiramente, pois os atos de ensinar e aprender ocorre em todo lugar, e na escola as diversidades culturais devem ser discutidas para que os educandos possam aplicar os conhecimentos obtidos também fora da sala de aula, a realidade de cada indivíduo possibilita a ...
O quê da cultura deve ser selecionado para fazer parte do currículo escolar?
Coloca-se como estratégia, quatro pontos fundamentais para obtenção de sucesso na elaboração de um currículo que contemple a diversidade cultural: 1) formação de professores; 2) planejamento de currículos; 3) desenvolvimento de materiais apropriados e, 4) a análise e revisão crítica das práticas vigentes.
Qual é a relação entre currículo escola e sociedade?
O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. ... Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento.
O que deve ser considerado na elaboração de um currículo na Educação Infantil?
No ambiente da creche e da pré-escola, explica, a criança precisa de um ambiente seguro e estimulante para desenvolver suas habilidades cognitivas e sociais. ... Ela aponta que conhecimento e aprendizagem não podem “ser olhados como escolarização”.
Por que o currículo é tão importante no aspecto escolar?
Visto que o currículo é uma questão tão importante no aspecto escolar, este passou então a ser visto “como um campo profissional de estudos e pesquisas” (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1). Por isso, surgiram muitas teorias curriculares.
Qual é a implementação de um currículo nacional comum?
A implementação de um currículo ou de uma base nacional comum é um tema que precisa ser discutido, para que a Base Nacional Comum Curricular não restrinja a ação educativa das escolas. O objetivo deste artigo é aprofundar o sentido do termo “currículo”, tão familiar a todos que trabalham nos diferentes níveis educacionais.
Qual é o papel do currículo?
O currículo representa, assim, um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais. O currículo é, por consequência, um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do estudante.
Como o curriculum pode expressar-se?
Mas o curriculum pode também expressar-se, de acordo com as concepções de curriculum propostas por Gimeno Sacristán (1991), através das experiências e dos interesses dos alunos, sendo entendido como um meio de promoção da sua autorrealização.