Como induzir brotação em orquídeas?

Índice

Como induzir brotação em orquídeas?

Como induzir brotação em orquídeas?

Uma forma bem eficaz de induzir a brotação de orquídeas de um modo geral é furando os seus bulbos. Muitos têm receio de que isso possa danificar a planta, mas acredite: não tem problema nenhum nisso, e funciona muito bem. Utilize, pra isso, um arame grosso ou mesmo uma agulha de crochê para fazer esses furos.

Como estimular brotação?

Na primavera, o adubo que contém nitrogênio vai estimular a brotação, o crescimento da planta e das folhas. No outono, um adubo com mais potássio vai favorecer o desenvolvimento e fortalecimento das raízes, caule e frutos. Nas espécies floríferas e frutíferas devemos adubar com mais fósforo no início da primavera.

Quanto tempo demora para orquídea brotar?

Algumas sortudas poderão passar dos três meses, caso o ambiente esteja propício e os nutrientes tenham ótima qualidade! Vale lembrar que as Phalaenopsis podem florir de uma a três vezes por ano, dependendo de diversos fatores, diferentemente de outras espécies de orquídeas, que florescem com menos frequência.

O que é bom para enraizar?

O processo de enraizamento na água funciona bem com a maioria das hortaliças de caule macio. Já as plantas com caules fibrosos como o alecrim, por exemplo, a técnica de estaquia funciona melhor quando aplicada diretamente na terra ou no substrato.

Como criar e fazer crescer uma orquídea?

Um excelente truque para fazer suas orquídeas florescerem novamente é dar-lhes adubo líquido a cada 15 dias. Ele deve ser muito rico em fósforo e potássio. Você deve saber porém, que durante o período de floração é necessário suspender o uso do fertilizante e diminuir a freqüência com que você molha suas orquídeas.

O que é bom para colocar na orquídea?

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

Como estimular crescimento de raiz?

Na bandeja de germinação ou propagação de estacas podemos usar diferentes tipos de substratos, sendo os mais comumente usados: lã de rocha, perlita, vermiculita, areia, turfa, peat moos, etc. Podemos colocar na água um estimular de enraizamento orgânico, isto aumentara ainda mais o sucesso no enraizamento.

Postagens relacionadas: