Como fazer uma tutela de urgência?
Como fazer uma tutela de urgência?
Para a concessão da tutela de urgência, o juiz pode exigir uma caução, real ou fidejussória, como uma espécie de contra-cautela (garantia do juiz). Se a tutela cautelar ou antecipada for revogada haverá uma responsabilidade objetiva do requerente.
Quais os tipos de tutela provisória?
O artigo 294 do novo CPC prevê que a Tutela Provisória pode ser de dois tipos: Tutela de urgência: esse tipo de tutela pode ser, ainda, dividido em tutela de urgência antecipada e tutela de urgência cautelar. ... A tutela de urgência cautelar tem o objetivo de assegurar os resultados até o término do processo.
Quais são as espécies de tutela de urgência?
Começando pelas tutelas de urgência (que são espécie do gênero tutelas provisórias), é preciso dizer que elas ainda são divididas em mais duas (sub) espécies: (1) tutela provisória de urgência antecipada (ou satisfativa, como a doutrina vem denominando) e (2) tutela provisória de urgência cautelar.
Quem pode recusar a tutela?
RECUSA Podem recusar-se da tutela: · Mulheres casadas. · Maiores de sessenta anos. · Aqueles que tiverem sob sua autoridade mais de três filhos. · Os impossibilitados por enfermidade. · Aqueles que habitarem longe do lugar onde se haja de exercer a tutela. · Aqueles que já exercem tutela ou curatela.
Qual a finalidade da tutela?
O objetivo da lei é garantir mais autonomia e dignidade às pessoas com deficiência, para que possam exercer a cidadania conforme suas condições pessoais. A tutela é um encargo conferido por lei a uma pessoa capaz, para cuidar e administrar os bens de uma pessoa menor. Esta obrigação abrange administrar os bens e o próprio tutelado.
Quando ocorre a cessação da tutela?
CESSAÇÃO DA TUTELA Cessa a condição de tutelado: · Com a maioridade ou a emancipação do menor; · Ao cair sob o poder familiar, no caso de reconhecimento ou adoção. Cessam as funções do tutor: · Ao expirar o termo, em que era obrigado a servir; · Ao sobrevir escusa legitima; · Ao ser removido.
Qual a diferença entre tutela e curatela?
Uma dessas dúvidas pode girar em torno dos termos tutela e curatela. Diferentemente do que se pode pensar, as palavras não são sinônimos e acarretam diferentes responsabilidades.