Que ações podem ser tomadas pela escola para construir melhores relações comunitárias e garantir os direitos que emanam da educação fazendo a instituição escolar cumprir seu papel social?
Índice
- Que ações podem ser tomadas pela escola para construir melhores relações comunitárias e garantir os direitos que emanam da educação fazendo a instituição escolar cumprir seu papel social?
- O que valoriza a cultura escolar?
- Qual a importância da escola como espaço social?
- Como funciona a escola e o Serviço Social?
- Quem deve respeitar a realidade social e econômica dos seus alunos?
- Como a escola deve ser capaz de preparar os indivíduos para a sociedade?
Que ações podem ser tomadas pela escola para construir melhores relações comunitárias e garantir os direitos que emanam da educação fazendo a instituição escolar cumprir seu papel social?
A seguir, compartilho algumas ações que podem fortalecer a relação entre escola e comunidade:
- Apresente-se e coloque-se à disposição das famílias para além das convocações para reuniões de pais ou para as conversas sobre comportamento dos filhos. ...
- Acolha pais, responsáveis e outros atores que buscam diálogo com a escola.
O que valoriza a cultura escolar?
Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.
Qual a importância da escola como espaço social?
Na primeira, para a compreensão da escola como espaço social, é fundamental a contribuição de N. Elias que confere especial importância, às transformações que ocorrem durante longos períodos na sociedade para melhor compreender o presente.
Como funciona a escola e o Serviço Social?
Ambos, tanto a escola como o Serviço Social, trabalham diretamente com a educação, com a consciência, com a oportunidade de possibilitar as pessoas que se tornem conscientes e sujeitas de sua própria história.
Quem deve respeitar a realidade social e econômica dos seus alunos?
Deve, assim, respeitar a realidade social, cultural e econômica dos seus alunos e, partindo dela, a iniciativa de propiciar a participação da família no processo sócio pedagógico da escola.
Como a escola deve ser capaz de preparar os indivíduos para a sociedade?
E, mais que isso, a escola deve ser capaz de preparar os indivíduos para a vida em sociedade. Dá-se, nessa perspectiva, a importância do trabalho com grupos de famílias no contexto escolar, a fim de fortalecer e encaminhar para a sociedade, não somente as crianças e adolescentes, como também seus pais.