Como publicar um edital de citação?
Índice
- Como publicar um edital de citação?
- Quantas vezes deve ser publicado o edital de citação?
- O que deve constar no edital de citação?
- Qual o prazo do edital de citação?
- Como é contado o prazo de citação por edital?
- Quando é possível a citação por edital?
- Como se da citação por edital?
- Qual o procedimento de citação por edital?
- Qual o local de publicação do edital de citação?
- Por que o CPC proíbe a citação?
- Como a citação por edital é válida?
Como publicar um edital de citação?
De acordo com a legislação vigente, João deve publicar o edital no Diário Oficial e também em jornais comerciais de ampla circulação. A segunda possibilidade de aplicação da citação por edital acontece quando o local onde o réu está é desconhecido pelo autor da ação.
Quantas vezes deve ser publicado o edital de citação?
Exige a lei processual que o edital seja publicado uma vez no diário oficial e pelo menos duas vezes em jornal local onde houver (art. n°. 232, inciso III do CPC). Além dos veículos envolvidos (imprensa pública e particular), importante observar o prazo de 15 dias que deve intermediar a primeira e a ultima publicação.
O que deve constar no edital de citação?
Deve haver: (a) a afirmação do autor ou a certidão do oficial informando a presença das circunstâncias autorizadoras; (b) a publicação do edital na rede mundial de computadores, no sítio do respectivo tribunal e na plataforma de editais do Conselho Nacional de Justiça, que deve ser certificada nos autos;(c) a ...
Qual o prazo do edital de citação?
Nos termos do art. 241, inciso V, do Código de Processo Civil, na citação por edital, há somatória de prazo. Assim, o prazo começa a correr da primeira publicação do edital e transcorre o lapso temporal fixado pelo juiz para que a parte tome conhecimento (entre 20 e 40 dias).
Como é contado o prazo de citação por edital?
Nos termos do art. 241, inciso V, do Código de Processo Civil, na citação por edital, há somatória de prazo. Assim, o prazo começa a correr da primeira publicação do edital e transcorre o lapso temporal fixado pelo juiz para que a parte tome conhecimento (entre 20 e 40 dias).
Quando é possível a citação por edital?
A citação por edital é uma espécie de citação ficta ou presumida, ou seja, nesta espécie de citação não existe a certeza de que o ato tenha chegado ao conhecimento do réu. ... 232, CPC, tem cabimento sempre que o réu se encontre em lugar incerto, não sabido ou em casos expressos em lei.
Como se da citação por edital?
A citação por edital se dá quando o réu, depois de esgotados todos os meios legais de tentativa de localização, não é encontrado, ou seja, se encontra em local incerto ou não sabido. ... Se o réu não for encontrado, será citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias.
Qual o procedimento de citação por edital?
Em tais procedimentos, a citação por edital é ordenada pela lei, sejam ou não conhecidos os citandos. Todos os interessados serão citados apenas por essa via. I – Procedimento-edital: Há casos em que a própria natureza da demanda envolve a possibilidade de interesses múltiplos de terceiros, nem sempre conhecidos ou determináveis de antemão.
Qual o local de publicação do edital de citação?
Assim sendo, conforme estabelece o artigo 257 deste mesmo diploma, requer a Vossa Excelência que o edital de citação seja publicado na rede mundial de computadores, no sítio do respectivo tribunal e na plataforma de editais do Conselho Nacional de Justiça. Pede deferimento. Local, dia de mês de ano.
Por que o CPC proíbe a citação?
O art. 245 do CPC proíbe também a citação se o citando é mentalmente incapaz ou está impossibilitado de recebê-la. E, nesta hipótese, pelo § 1º deste aludido dispositivo legal, o oficial de justiça descreverá e certificará minuciosamente os fatos.
Como a citação por edital é válida?
Como não há plena certeza de que a pessoa citada tomará ciência do fato, por meio da publicação no jornal, a citação por edital é classificada pelos juristas como uma citação ficta. Mesmo que não seja possível afirmar, que o réu teve acesso à citação por edital, ela é considerada válida para fins de comprovação legal.