Como puncionar um cateter?
Índice
- Como puncionar um cateter?
- Quem pode puncionar Port-a-cath?
- O que é cateter totalmente implantado?
- O que é a heparinização?
- Como Heparinizar um cateter?
- Onde se coloca um cateter?
- Como ativar um Port-a-cath?
- Quando é implantado o cateter?
- Como é feita a colocação do catéter?
- Quando deve ser trocado o cateter?
- Quando deve ser realizado o curativo do cateter?
Como puncionar um cateter?
Puncionar o ponto médio entre o polegar e o indicador da mão dominante, introduzindo a agulha de Hubber em ângulo reto em relação à pele; 21. Desclampear o sistema e tracionar o êmbolo da seringa para testar o retorno venoso; 22. Aspirar 5mL de sangue e clampear o sistema; 23.
Quem pode puncionar Port-a-cath?
O Parecer nº 030/09, do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, afirma que a punção de cateter tipo Port-a-Cath® deve ser realizada pelo Enfermeiro, haja vista a necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados (CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL, 2009).
O que é cateter totalmente implantado?
Consiste em um dispositivo composto por um cateter longo que fica posicionado dentro de uma veia de grande calibre ligado a um reservatório localizado abaixo da pele, onde será realizada a punção e infusão da medicação. Eles são feitos em diversos diâmetros e comprimentos e de diferentes tipos de materiais.
O que é a heparinização?
Ato de tratar com heparina para aumentar o tempo de coagulação e/ou a incoagulabilidade do sangue.
Como Heparinizar um cateter?
Aspirar o dispositivo para confirmar o fluxo do cateter; Administrar um volume mínimo de ao menos 2 (duas) vezes o volume da capacidade do cateter (priming); Fazer a desinfeção da via após o procedimento com álcool swab; Fechar a via com oclusor (tampinhas) estéreis (conector valvulado para manter sistema fechado);
Onde se coloca um cateter?
Caso a pessoa precise ficar pouco tempo com o cateter implantado, é escolhido um de curta permanência que fica parcialmente dentro da pele. Ele, normalmente, é colocado nas veias periféricas nos membros superiores, como braços e mãos, e podem ser rígidos ou flexíveis.
Como ativar um Port-a-cath?
A colocação do port compete ao médico especialista e deve ser realizada no centro cirúrgico, através de um procedimento simples, instalado após anestesia local e um sedativo ou anestesia geral. O tempo do procedimento varia de 30 minutos a 1 hora.
Quando é implantado o cateter?
O paciente pode ter alta no mesmo dia e até receber a infusão do medicamento logo após. É implantado no tecido subcutâneo e introduzido numa veia calibrosa, em geral na veia cava superior, próximo à entrada do coração. A cicatrização da inserção do cateter varia de 7 a 10 dias e após isso, não há necessidade de curativo.
Como é feita a colocação do catéter?
Como é feita a colocação do catéter? O catéter é colocado com um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular. O paciente é sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele coloca o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.
Quando deve ser trocado o cateter?
Obs.: Caso haja presença de secreção ou sangue no óstio, o curativo deve ser trocado diariamente até a ausência de sinais de infecção. Após 48 horas do implante, o cateter já pode ser utilizado. Os pontos cirúrgicos serão retirados 10-12 dias após, não sendo necessários curativos posteriores.
Quando deve ser realizado o curativo do cateter?
O primeiro curativo do sítio de inserção do cateter (óstio) deverá ser realizado após 24 horas da data de inserção, ou antes, caso haja presença visível de sangue decorrente da punção.