Como puncionar cateter Port-a-cath?
Índice
- Como puncionar cateter Port-a-cath?
- Como fixar Portocath?
- Como administrar medicamentos no Portocath?
- Quais os cuidados de enfermagem com Portocath?
- Quando está indicado a implantação do cateter port para o paciente oncológico em tratamento quimioterápico?
- Onde é colocado o Portocath?
- Quais os cuidados de enfermagem com o cateter de Port-a-cath?
- Como a punção é feita?
- Como funciona o port-A-Cath?
- Como trocar a agulha do Port-a-Cath?
Como puncionar cateter Port-a-cath?
Puncionar o ponto médio entre o polegar e o indicador da mão dominante, introduzindo a agulha de Hubber em ângulo reto em relação à pele; 21. Desclampear o sistema e tracionar o êmbolo da seringa para testar o retorno venoso; 22. Aspirar 5mL de sangue e clampear o sistema; 23. Desprezar a seringa com sangue; Page 3 24.
Como fixar Portocath?
A colocação do port compete ao médico especialista e deve ser realizada no centro cirúrgico, através de um procedimento simples, instalado após anestesia local e um sedativo ou anestesia geral. O tempo do procedimento varia de 30 minutos a 1 hora.
Como administrar medicamentos no Portocath?
Como Utilizar o Cateter Port-a-Cath Para injetar a medicação, o profissional de saúde palpa o reservatório embaixo da pele e introduz uma agulha em seu centro, que é feito de silicone de alta resistência. Os pacientes geralmente não sentem dor, apenas uma leve sensação de picada na hora de sua utilização.
Quais os cuidados de enfermagem com Portocath?
A agulha pode permanecer no portocath por diversos dias, sem prejuizo para o cateter. Quando não utilizado com frequência, o cateter precisa de manutenção periódica: ser lavado com soro, procedimento simples e indolor, pelo menos uma vez por mês, para não correr o risco de ocluir.
Quando está indicado a implantação do cateter port para o paciente oncológico em tratamento quimioterápico?
O seu uso é indicado quando uma pessoa precisa receber infusões regulares com drogas quimioterápicas. Esses medicamentos são tóxicos para as veias periféricas (veias dos braços e pernas) que acabam fibrosando, não podendo ser utilizadas em sessões posteriores.
Onde é colocado o Portocath?
O port-a-cath® é um dispositivo composto por um cateter, posicionado dentro de uma veia calibrosa, geralmente na região do pescoço, e que se conecta a um reservatório que fica abaixo da pele.
Quais os cuidados de enfermagem com o cateter de Port-a-cath?
Observe sempre se há sinais de inflamação local, como dor, calor, vermelhidão e/ou inchaço; fique atento também para a ocorrência de febre. Caso perceba algum destes sinais, comunique imediatamente o seu médico; Mantenha o local do cateter sempre limpo, higienizando a pele normalmente durante o banho.
Como a punção é feita?
A punção é feita por uma enfermeira treinada ou médico, após assepsia rigorosa do local, sendo muito importante, para que não haja dano ao cateter, além de reduzir riscos de infecção e obstrução. 1- Menor risco de extravasamento de quimioterápico. 2- Menor chance de desenvolver hematomas e tromboflebites. 3- Mais conforto e mobilidade.
Como funciona o port-A-Cath?
Conheça o Port-a-cath® ou cateter totalmente implantado, uma importante ferramenta no tratamento com quimioterapia. Muitas das medicações utilizadas em oncologia são administradas através das veias.
Como trocar a agulha do Port-a-Cath?
A agulha do Port-a-cath deverá ser trocada semanalmente, com a mesma técnica da punção inicial. A troca dos sistemas de infusão deve ser feita à cada 96 horas, sempre respeitando as técnicas assépticas, como lavagem de mãos ou uso de álcool gel. Estes sistemas incluem circuitos de soro, buretas e extensores (polifix).