Como qualificar a autoridade coatora?
Índice
- Como qualificar a autoridade coatora?
- Qual o endereçamento de mandado de segurança?
- Quem deve figurar no polo passivo do mandado de segurança?
- Quais as implicações do erro na indicação da autoridade coatora?
- Qual a autoridade legítima para executar o mandado de segurança?
- Quem é o mandado de segurança?
- Quem deveria ser nomeado como autoridade de segurança contra a autarquia?
Como qualificar a autoridade coatora?
Exemplos práticos. A LEI Nº 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009, que disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências, prevê em seu art. 6o, § 3o: “Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática. ”
Qual o endereçamento de mandado de segurança?
(…) LXIX – conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público; (…)”
Quem deve figurar no polo passivo do mandado de segurança?
No polo passivo do mandado de segurança, está a pessoa jurídica a que se encontra vinculada a autoridade coatora. Essa é a tendência atual da jurisprudência e da doutrina.
Quais as implicações do erro na indicação da autoridade coatora?
Discute-se aqui as implicações do erro na indicação da autoridade coatora. Ficou pacífico o entendimento de que o erro na indicação da autoridade coatora implicava na extinção do feito sem julgamento do mérito por ilegitimidade passiva. O juiz não poderia substituir essa indicação errônea.
Qual a autoridade legítima para executar o mandado de segurança?
ILEGITIMIDADE. A autoridade legítima para figurar no pólo passivo do mandado de segurança é aquela que dá a ordem para o cumprimento do ato impugnado, por ser a que participa da formação de vontade e detém a competência para desfazer o ato. O mero executor de ordem emanada de autoridade superior não pode ser imputado como autoridade coatora.
Quem é o mandado de segurança?
O Mandado de Segurança é um dos remédios constitucionais mais importantes do nosso ordenamento jurídico, que tem por escopo a correção de ato ou omissão, manifestamente ilegal, de autoridade pública que viole direito líquido e certo da pessoa física ou jurídica.
Quem deveria ser nomeado como autoridade de segurança contra a autarquia?
Antes de partir para situações práticas, porém, é interessante tentar determinar, ao menos em tese, quem deveria ser nomeado como autoridade coatora em Mandados de Segurança contra a Autarquia.