Quando e onde surgiu a dança de salão?
Quando e onde surgiu a dança de salão?
A dança de salão ou dança social, praticada por casais, em reuniões sociais, surgiu, durante o Renascimento na Europa. Desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, com as danças da corte, como entre o povo em geral, com as danças folclóricas.
Qual a origem dessas danças?
Estas danças eram dançadas em pares, acompanhadas por uma música com uma métrica muito nítida, o 3/4, que faz parte da base rítmica de danças como a Valsa, que surgiu em arredores da Áustria e Alemanha, mais tarde dando origem a gêneros como o Scherzo, Tango e Mazurka.
Qual a história da dança no Brasil?
A história da dança no Brasil. A dança no Brasil é o resultado da fusão entre os costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.
Qual a origem da dança contemporânea?
Surgem nomes como Isadora Duncan (1878-1927), uma das primeiras a romper com os movimentos rígidos, o figurino de tutus, e os cenários grandiosos. Isadora Duncan preferia roupas simples, dispensava cenários e dançava descalça. Sua obra abriu várias possibilidades para novas linguagens na dança contemporânea. Dança Contemporânea (sécs. XX e XXI)
Quando surgiram as danças modernas?
Durante o período renascentista, as danças passaram a ter caráter teatral, dando origem ao sapateado e ao balé. No século XVI surgiram os primeiros registros das danças mais contemporâneas e, finalmente, no século XIX nasceram as danças modernas em pares, como a valsa, a polca e o tango.