Onde a cólera ataca?

Índice

Onde a cólera ataca?

Onde a cólera ataca?

A cólera é uma doença infecciosa que ataca o intestino dos seres humanos. A bactéria que a provoca foi descoberta por Robert Koch em 1884 e, posteriormente, recebeu o nome de Vibrio cholerae.

Qual o formato da cólera?

A bactéria causadora é o vibrião colérico ou Víbrio cholerae, em forma de vírgula, móvel, que se desenvolve no intestino humano e produz a toxina responsável pela doença. O agente etiológico da cólera é encontrado nas fezes das pessoas infectadas, doentes ou não.

Onde se iniciou a cólera?

A cólera ocasionou seis pandemias entre 18. A atual, a sétima, começou na Indonésia em 1961, causada pelo biótipo El Tor. Disseminou-se por outros países na Ásia, Oriente Médio, África (70% dos casos notificados no mundo) e Europa, chegando à América do Sul em 1991, através de cidades litorâneas do Peru.

Como ocorre a transmissão de cólera?

Essa alteração faz com que o corpo secrete grandes quantidades de água, levando à diarreia e a uma rápida perda de fluidos e de sais importantes, os chamados eletrólitos. A transmissão de cólera é fecal-oral e se dá basicamente por meio de água e alimentos contaminados pelas fezes ou pela manipulação de alimentos por pessoas infectadas.

Por que a cólera é causada?

A cólera é causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139). A toxina se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo.

Quando começou a cólera no Brasil?

A cólera é transmitida por contato direto pessoa a pessoa e se propaga principalmente através dos alimentos e da água. A cólera entrou no Brasil em 1991, a partir da pandemia de cólera iniciada na Ásia ainda nos anos 1960. Hoje, o número de casos da doença no país é bastante reduzido.

Qual a causa da infecção de cólera?

Uma bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção de cólera. Essa bactéria, conhecida popularmente como Vibrião colérica, libera uma toxina chamada CTX, que se liga às paredes intestinais, onde ela interfere diretamente no fluxo normal de sódio e cloreto do organismo.

Postagens relacionadas: