Por que ocorre o trovão?

Índice

Por que ocorre o trovão?

Por que ocorre o trovão?

Os trovões são nada mais do que fenômenos sonoros que são gerados a partir de movimentos de cargas elétricas em nossa atmosfera. E assim como todos os sons, eles também são propagados através de vibrações sonoras. Tudo o que captamos através de nossos ouvidos é resultado de vibrações sob a forma sonora no ambiente.

O que causa o barulho do raio?

A temperatura de um relâmpago chega até 30 mil graus Celsius, enquanto a temperatura da superfície solar é de cerca de 5.800 graus. É o aquecimento do ar, de uma forma tão abrupta, que gera o barulho dos trovões.

O que é o barulho do trovão?

As ondas sonoras (ou seja, o som) geradas pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera são denominadas trovões. O trovão é o efeito sonoro da expansão do ar quando este é aquecido pela passagem do raio. O trovão é uma onda sonora, e seus meios de propagação são o solo e o ar.

Qual a origem do trovão?

A origem do trovão foi objecto de muita especulação e investigação ao longo dos séculos, originando múltiplas explicações de cariz religioso, mitológico e científico.

Como se constitui o trovão?

Dependendo do tipo de descarga, da distância ao observador e da topografia do terreno circundante, o trovão pode soar como um simples estouro, de muito curta duração, ou ser constituído por múltiplos ecos de intensidade e frequência variáveis, em geral na gama de frequências dos Hz, num ribombar que se prolonga por vários segundos.

Qual o fenômeno do trovão?

O trovão é um fenômeno meteorológico que atualmente é explicado a partir de critérios extremamente científicos. Na antiguidade, os fenômenos naturais eram explicados através dos mitos, pois eram desconhecidos os processos da natureza.

Quem é o deus do trovão?

O mesmo ocorre na mitologia nórdica na qual o deus do trovão é Thor. Assim, tanto Zeus quanto Thor são os criadores dos trovões desde a mentalidade mitológica. Esta forma de pensamento se baseava na crença de que as forças da natureza eram manipuladas pelas divindades.

Postagens relacionadas: