Como é feita a manteiga de garrafa?

Índice

Como é feita a manteiga de garrafa?

Como é feita a manteiga de garrafa?

Já a manteiga de garrafa, é obtida de forma artesanal, através do batimento e fusão do creme de leite pela eliminação quase total da água. Ela é apresentada na forma líquida a temperatura ambiente, já que o creme é obtido por aquecimento, e a parte líquida é recolhida na forma de manteiga de garrafa.

Onde e como usar manteiga de garrafa?

Uma deliciosa maneira de se familiarizar com o sabor da manteiga de garrafa é provando-a com pão. Assim você sente o sabor dela mais intenso e não confunde com o sabor de outros alimentos....Alguns exemplos são:

  1. Mandioca cozida.
  2. Arroz carreteiro.
  3. Feijão-de-corda.
  4. Baião de dois.
  5. Farofa.

O que fazer com a borra da manteiga?

E a borra que sobra tem sabor incrível. Além de ser rica em proteínas e gorduras, tem sabor de requeijão moreno e pode ser usado como ingrediente em pratos diversos como farofas e gratinados (é lógico que, que quem consome ghee pra não consumir a lactose, não pode usar o resíduo).

Para que é usado manteiga de garrafa?

Essa delícia do nordeste é usada como molho, em diversos alimentos. O nordeste é famoso pela diversidade de comidas e temperos gostosos. Hoje, vamos mostrar uma especialidade muito saborosa: a manteiga de garrafa. É uma manteiga líquida que se põe, como um molho, em cima da carne e de outros alimentos.

Qual o sabor da manteiga de garrafa?

A manteiga de garrafa, muito usada na região nordeste, é obtida através do cozimento da nata do leite de vaca até que se evapore toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata do leite, conferindo à manteiga um sabor particular, levemente rançoso.

Qual o benefício da manteiga da terra?

Rica em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra os danos celulares. Ela também ajuda a construir o seu sistema imunológico.

O que é borra de manteiga?

Quando a nata não tiver mais manteiga para soltar se transforma em "borra" ( borra é portanto a nata que não se transformou em manteiga, ficando sedimentada no fundo da panela).

Como se familiarizar com a manteiga de garrafa?

Uma deliciosa maneira de se familiarizar com o sabor da manteiga de garrafa é provando-a com pão. Assim você sente o sabor dela mais intenso e não confunde com o sabor de outros alimentos. Pães integrais, pão preto e pão doce harmonizam muito bem com a manteiga de garrafa. Manteiga de garrafa e pão picado são uma ótima entrada ou tira gosto.

Como conservar a manteiga de garrafa em mãos?

Guarde-a em uma garrafa de vidro transparente. Lembre-se de que ele precisa estar bem limpo, de preferência esterilizado com quente fervente. Com a sua manteiga de garrafa em mãos, você pode fazer diversos pratos como uma deliciosa receita de escondidinho de camarão ou até mesmo uma incrível costela com mandioca.

Qual a diferença entre baião e manteiga de garrafa?

Diferente do baião, na qual a manteiga de garrafa é servida junto com o prato, nesta receita a manteiga é adicionada durante o preparo, conferindo um sabor irresistível à carne — que ainda vai para a panela de pressão, ficando macia e maravilhosa! Se nós fôssemos você, não esperaríamos um segundo a mais para saborear essa delícia.

Como usar manteiga na carne?

São raras as receitas nordestinas que não requisitam o uso desse tipo de manteiga para preparar a carne. Além de ser usada no preparo seja quando a carne é selada ou enquanto a assada, os nordestinos também aproveitam para jogar manteiga na carne enquanto a comem, ressaltando ainda mais o seu sabor.

Postagens relacionadas: