Quais sintomas de taquicardia e bradicardia?
Índice
- Quais sintomas de taquicardia e bradicardia?
- Qual é mais perigoso taquicardia ou bradicardia?
- Qual a diferença entre arritmia e bradicardia?
- Por que a bradicardia pode ser causada?
- Como é feito o diagnóstico da bradicardia sinusal?
- Como identificar a diminuição dos batimentos cardíacos?
- Como medir a frequência cardíaca?
Quais sintomas de taquicardia e bradicardia?
Taquicardia ou Bradicardia? A Taquicardia ocorre quando o coração bate rápido demais, acima de 100 batimentos por minuto. Já a Bradicardia acontece quando as batidas são muito lentas, abaixo de 50 batimentos por minuto. Ambas podem causar falta de ar, desconforto no peito, náuseas, tonturas ou palpitações.
Qual é mais perigoso taquicardia ou bradicardia?
VERDADE! As arritmias cardíacas podem ser: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).
Qual a diferença entre arritmia e bradicardia?
A arritmia é um tipo de alteração cardíaca que pode fazer o coração bater muito rápido ou muito devagar. Essa condição é chamada de taquicardia quando a frequência do ritmo cardíaco está acima de 100 batimentos por minuto e de bradicardia quando ela está abaixo de 60 batimentos por minuto.
Por que a bradicardia pode ser causada?
No entanto, a bradicardia pode ser causada por algumas condições cardíacas ou fisiológicas que precisam ser identificadas e tratadas: Doença do nó sinusal, que é caracterizada por uma incapacidade do coração para manter a frequência cardíaca adequada;
Como é feito o diagnóstico da bradicardia sinusal?
O diagnóstico da bradicardia sinusal é feito, geralmente, pelo cardiologista através do exame clínico e de outros exames como o eletrocardiograma e o Holter, que é um exame eletrocardiográfico em que o paciente é monitorizado durante 24 horas. O tratamento da bradicardia vai depender da sua causa e das suas consequências.
Como identificar a diminuição dos batimentos cardíacos?
No caso de se identificar uma diminuição dos batimentos cardíacos, é recomendado procurar um cardiologista para avaliar as queixas da pessoa e definir o tratamento da bradicardia, de forma mais adequada. Saiba mais sobre a frequência cardíaca normal, alta ou baixa.
Como medir a frequência cardíaca?
Para medir a frequência cardíaca pode-se colocar os dedos indicador e médio na parte lateral do pescoço, na acima acima da clavícula, e contar durante 1 minuto o número de batimentos sentidos. Para que o resultado seja mais próximo à realidade pode ser usado um aparelho, chamado frequencímetro, que é colocado no dedo.