Como quebrar a dormência do coco babaçu?

Índice

Como quebrar a dormência do coco babaçu?

Como quebrar a dormência do coco babaçu?

Inicialmente, coleta-se os frutos recém caídos da planta para deixá-los secar à sombra em ambiente arejado por duas semanas. Em seguida, quebra-se cada fruto com auxílio de uma serra-fita e/ou martelo, para liberar a amêndoa do interior deles.

Como quebrar a dormência da macadâmia?

Entre os métodos utilizados para superação da dormência tegumentar, a escarificação mecânica é frequentemente utilizada e constitui a opção mais prática e segura para pequenos agricultores. Além de simples e de baixo custo, é eficaz para promover germinação rápida e uniforme das sementes (Hermansen, 2000).

Como quebrar a dormência da semente de sucupira?

O método mais eficiente para a superação da dormência de sementes de sucupira-preta é a imersão em ácido sulfúrico, por 4, 8 ou 12 minutos, beneficiando a porcentagem e a velocidade de germinação.

Como quebrar dormência da Guariroba?

Os fatores em estudo são os métodos de superação de dormência, que consistiram em: controle, sementes sem nenhum tratamento; escarificação química, sementes imersas em ácido clorídrico durante 5 minutos em seguida lavadas em água corrente; escarificação mecânica, sementes escarificadas próximo ao seu poro funcional; ...

Como se quebrar a dormência da semente?

Água quente: método que consiste na imersão das sementes em água na temperatura de ºC, com um tempo de tratamento específico para cada espécie, comumente utilizado em sementes que apresentam impermeabilidade do tegumento.

Como quebrar a dormência da semente de humidicola?

humidicola, há indicações de que sementes recém-colhidas devem permanecer armazenadas por 6 a 9 meses, ou serem escarificadas com ácido sulfúrico, antes da semeadura, como forma de reduzir a intensidade da dormência.

Como germinar uma semente de sucupira branca?

Como plantar: Colocar as sementes ou frutos para germinação, logo que colhidos, diretamente em recipientes individuais mantidos a meia sombra e contendo substrato organo-arenoso (sensíveis ao transplante); cobri-los com o substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A taxa de germinação é baixa.

Postagens relacionadas: