Como quebrar a cifra de Vigenère?

Índice

Como quebrar a cifra de Vigenère?

Como quebrar a cifra de Vigenère?

A cifra de Vigenère é a sequência das cifras de César com diferentes transformações (ROTX, veja Cifra de César). Por exemplo, a primeira letra do texto é transformada usando ROT5, a segunda - usando ROT17, et cetera. A sequência é definida por palavra-chave, onde cada letra define a mudança necessária.

Quando foi criada a cifra de César?

Os registros sobreviventes mais recentes datam dos trabalhos de Alquindi no século IX, no mundo árabe, com a descoberta da análise de frequência. Uma cifra de César com uma troca de uma posição é utilizada nas costas dos mezuzá para criptografar os nomes de Deus.

Qual a vulnerabilidade das cifras clássicas de substituição simples?

O ponto fraco de cifras de substituição simples é que elas são muito suscetíveis à análises de frequência. Assim, se você tiver um texto de tamanho razoável, por volta de 50 caracteres, é possível analisar a frequência com que as letras aparecem e deduzir qual foi o alfabeto de substituição usado.

Como quebrar a cifra de César?

Para descriptografar uma palavra, basta subtrair a chave em vez de adicioná-la:

  1. d - 3 = a.
  2. p - 3 = m.
  3. l - 3 = i.
  4. j - 3 = g.
  5. r - 3 = o.

Qual o código mais difícil de decifrar?

Aqui estão seis dos códigos mais difíceis de se decifrar – pode ser que alguns deles nunca cheguem a ser decifrados.

  • Kryptos. ...
  • Manuscrito Voynich. ...
  • Cifras de Beale. ...
  • LCS35. ...
  • Cifras de Dorabella. ...
  • Caso Taman Shud.

Como decodificar cifra de César?

Para descriptografar uma palavra, basta subtrair a chave em vez de adicioná-la: d - 3 = a. p - 3 = m. l - 3 = i.

Quem inventou a cifra de César?

A cifra de César recebe esse nome pois, segundo o escritor Suetônio, foi utilizada por Júlio César para se comunicar com seus generais, protegendo mensagens militares.

Como descriptografar a cifra de César?

Para descriptografar uma palavra, basta subtrair a chave em vez de adicioná-la: d - 3 = a. p - 3 = m. l - 3 = i.

Como é feita a cifragem?

A cifragem é realizada com o uso de uma tabela de alfabetos, denominada tabula recta, ou “quadrado de Vigenère”, que consiste no alfabeto escrito 26 vezes em linhas diferentes, cada um deslocado ciclicamente para a esquerda comparado com o alfabeto anterior, de forma a corresponder às 26 cifras de César possíveis.

Como reconhecer um texto erroneamente cifrado?

Um texto erroneamente cifrado pode ser impossível de interpretar corretamente, e é difícil reconhecer um erro sem uma segunda verificação. Se você usar um quadrado de Vigènere maior, que inclua tanto a pontuação quanto espaçamento, a cifra se torna mais difícil de quebrar.

Como cifrar a palavra-chave?

Ao dar a mensagem cifrada para outra pessoa, ela precisa conhecer a palavra-chave para decifrar o código, então secretamente sussurre para ela ou use uma cifra de César predeterminada para cifrar a palavra-chave. Há decifradores de Vigènere on-line que você pode usar para ajudar a decifrar o código.

Postagens relacionadas: