Como é o nosso intestino grosso?

Índice

Como é o nosso intestino grosso?

Como é o nosso intestino grosso?

A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.

Qual o tamanho do intestino grosso e delgado?

Anatomia do Intestino Delgado Anatomicamente essa estrutura conta com aproximadamente 6m de comprimento por 4cm de diâmetro, sendo dividido em três regiões distintas: o duodeno, localizado próximo ao estômago (cerca de 25 cm), o jejuno (2,5 metros), que é a parte central, e o íleo (3,5 m), próximo ao intestino grosso.

Qual é o tamanho do intestino delgado?

O intestino delgado tem seu comprimento variado de 3,36 m a 7,64 m. Seu diâmetro é de aproximadamente 4 cm, representando aproximadamente uma área de 250m² (considerando-se pessoa de 1,70 m) para absorção dos nutrientes.

Qual a primeira parte do intestino grosso?

A primeira parte do intestino grosso é o cécum, situado abaixo do nível de desembocadura do íleo. Pode apresentar um mesocécum, que lhe confere mobilidade mas, não raro, está fixado à parede posterior do abdome por duas pregas verticais, que se prendem de cada lado do seu contorno posterior e formam um recesso retrocecal.

Por que o intestino grosso é mais curto que o Delgado?

O intestino grosso constitui a porção terminal do canal alimentar, sendo mais calibroso e mais curto que o intestino delgado.

Qual o muco do intestino grosso?

O muco tem por função compactar a massa fecal e contribuir para o seu deslizamento. Anatomicamente, o intestino grosso apresenta-se mais calibroso e também é mais curto que o intestino delgado ...

Quais são os derivados do intestino grosso?

O sangue desoxigenado do intestino grosso cursa principalmente nas veias mesentéricas superior e inferior. Os derivados do intestino médio drenam primeiro para as veias cólicas, que por sua vez se esvaziam na veia mesentérica superior. Os derivados do intestino distal drenam diretamente para a veia mesentérica inferior.

Postagens relacionadas: