Quais são os fatores epigenéticos?
Índice
- Quais são os fatores epigenéticos?
- Quais os três principais mecanismos de controle epigenético da expressão gênica?
- Como a Epigenetica influência nas doenças humanas?
- Quais são os principais mecanismos de alterações epigenéticas no genoma?
- O que se entende por epigenética?
- Quais fatores ambientais são responsáveis de estabelecer o chamado epigenoma humano?
- Quais as modificações epigenéticas?
- Quais são as implicações da epigenética?
- Como as modificações epigenéticas podem ser transmitidas?
- Como funcionam os mecanismos epigenéticos?
Quais são os fatores epigenéticos?
Os principais mecanismos epigenéticos são: metilação do DNA, modificação de histonas, expressão de microRNAs e silenciamento gênico por heterocromatina. Todos eles interferem na "leitura" da molécula de DNA sem alterar sua sequência.
Quais os três principais mecanismos de controle epigenético da expressão gênica?
Os três principais mecanismos epigenéticos de controle da expressão gênica compreendem a modificação covalente do DNA e/ou das histonas (FIGURA 1), e o controle da expressão gênica mediado por microRNAs (miRNA) (MORRIS, 2005). FIGURA 1- ESQUEMA DAS PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES EPIGENÉTICAS.
Como a Epigenetica influência nas doenças humanas?
As marcas epigenéticas atuam simultaneamente para regular a transcrição gênica em um processo complexo, e pequenas falhas no estabelecimento ou manutenção desses podem desencadear o desenvolvimento de patologias, como a encontrada em síndromes genéticas e no câncer.
Quais são os principais mecanismos de alterações epigenéticas no genoma?
Existem três mecanismos principais de alterações epigenéticas: metilação do DNA, modificações de histonas e ação de RNAs não codificadores. Os padrões de metilação de DNA são os mais estudados e melhor entendidos dentre estes mecanismos, embora modificações de histonas também sejam bastante discutidas.
O que se entende por epigenética?
Do grego, “epi”, que significa sobre ou por cima da nossa genética, a epigenética é o estudo da hereditariedade, com o intuito de analisar suas cargas genéticas a fim de prever sua saúde estética a partir daí.
Quais fatores ambientais são responsáveis de estabelecer o chamado epigenoma humano?
Além disso, os padrões epigenéticos podem ser afetados por fatores ambientais, tais como alimentação, uso de drogas, exercício físico, stress, etc. Durante a gravidez, por exemplo, esses fatores podem influenciar os mecanismos epigenéticos do embrião/feto.
Quais as modificações epigenéticas?
Existem três mecanismos principais de alterações epigenéticas: metilação do DNA, modificações de histonas e ação de RNAs não codificadores. Os padrões de metilação de DNA são os mais estudados e melhor entendidos dentre estes mecanismos, embora modificações de histonas também sejam bastante discutidas.
Quais são as implicações da epigenética?
A pesquisa na área da epigenética alcança implicações na agricultura, na biologia e doenças humanas, incluindo o entendimento sobre células tronco, câncer e envelhecimento. Existem três mecanismos principais de alterações epigenéticas: metilação do DNA, modificações de histonas e ação de RNAs não codificadores.
Como as modificações epigenéticas podem ser transmitidas?
Além disso, as modificações epigenéticas podem ser transmitidas ao longo das gerações, sendo herdadas no momento da divisão celular (mitose), atuando na formação de diferentes fenótipos entre os indivíduos.
Como funcionam os mecanismos epigenéticos?
Os mecanismos epigenéticos funcionam da mesma forma: eles marcam sequências específicas do DNA que devem ser transcritos pela maquinaria de uma determinada célula, marcas essas que são diferentes para cada momento e ambiente específico.