Qual é o significado do silêncio no processo terapêutico?
Índice
- Qual é o significado do silêncio no processo terapêutico?
- Quando o paciente não fala psicanálise?
- O que a psicologia fala sobre o silêncio?
- Qual a função do silêncio?
- Como fazer a terapia do silêncio?
- Quando o paciente não fala?
- Quando o paciente não fala na sessão?
- Quando a pessoa se cala?
- Quando recebemos o tratamento do Silêncio?
- Como o silêncio age no psiquismo?
- Qual o silêncio do analista na psicanálise?
- Como você pode sofrer com o silêncio?
![Qual é o significado do silêncio no processo terapêutico?](https://i.ytimg.com/vi/ty0V3-qSf_E/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAD7HkOArd9COJM7j0iolagHPrFgA)
Qual é o significado do silêncio no processo terapêutico?
O silêncio de um paciente pode ser uma forma de protestar contra a regra fundamental do tratamento estabelecido. O terapeuta pode ser incapaz, por sua própria intolerância, ansiedade, psicopatologia ou conflitos psíquicos, de responder adequadamente.
Quando o paciente não fala psicanálise?
A falta do paciente à sessão, por exemplo, pode ser um silêncio, pois, não comparecendo, ele está silenciando e cabe ao terapeuta aguardá-lo durante o tempo que é destinado a ele e pensar sobre ele. Nesses casos, o paciente silencia, mas o terapeuta não o deixa em silêncio nos seus pensamentos.
O que a psicologia fala sobre o silêncio?
O silêncio tem uma grande importância para a psicanálise, principalmente na prática clínica. Ele não se refere apenas à ausência de palavras, mas é um estado afetivo que comunica, recusa, insinua. ... O silêncio também é nosso estado último. A morte é aquilo que cessa a produção de novas palavras no sujeito.
Qual a função do silêncio?
Uma importante evolução teórica e técnica pode ser atribuída ao papel do silêncio, não sendo apenas compreendido como um fenômeno da resistência, mas também como um valoroso recurso de manejo clínico.
Como fazer a terapia do silêncio?
Como fazer do silêncio um hábito
- À noite, antes de dormir, perceba os ruídos do dia que ainda ecoam na sua mente. Perceba a intensidade deles, em que momento do dia e local apareceram. ...
- Faça uma pausa de um minuto por dia e conecte-se com este silêncio interno.
Quando o paciente não fala?
Pessoas com afasias não fluentes podem entender o que as outras pessoas dizem melhor do que podem se expressar. Os pacientes geralmente estão conscientes das suas dificuldades em se comunicar e podem ficar frustrados e irritados. As afasias não fluentes podem apresentar fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo.
Quando o paciente não fala na sessão?
Deixar o Psicólogo saber que há algo em sua mente pode ajudar a aliviar o desconforto; Resistência inconsciente: a perda de palavras pode vir de lugares profundos, além de nossa consciência. O paciente pode estar ciente de sua falta de vontade, ou pode perceber apenas que parece não haver nada em sua mente.
Quando a pessoa se cala?
Segundo o dicionário Michaelis, algumas das definições para silêncio são: ausência completa de ruídos; estado de quem se cala ou se abstém de falar; recusa de falar ou ainda a abstenção voluntária de falar, de pronunciar qualquer palavra ou som, de escrever, de manifestar os seus pensamentos.
Quando recebemos o tratamento do Silêncio?
Quando uma pessoa recebe o tratamento do silêncio, o córtex cingulado anterior do cérebro é ativado. Isso significa que, quando somos ignorados, o cérebro diz que estamos com dor física. Alguns sintomas são dores de cabeça, dores de estômago, insônia, ansiedade e fadiga. Mudanças comportamentais.
Como o silêncio age no psiquismo?
PULSÃO DE MORTE – age em silêncio - compulsão (repetição), sem representação no inconsciente, leva à inércia e não à vida. A manifestação do silêncio no psiquismo leva a dificuldades na capacidade de simbolização (GOMES, 2011). Na psicanálise contemporânea, o silêncio de escuta é ponto de acinte da análise.
Qual o silêncio do analista na psicanálise?
Na psicanálise contemporânea, o silêncio de escuta é ponto de acinte da análise. O silêncio do analista se contrapõe à manifestação de suposto-saber que o analisando espera descobrir. Neste momento, o analista constitui-se como faltante, diante do analisando. É preciso estabelecer um jogo pulsional, Zolty descreve esse jogo como:
Como você pode sofrer com o silêncio?
Todos já aplicamos esse tratamento pelo menos alguma vez na vida, mesmo de forma inconsciente. Todos os tipos de relacionamentos, familiares, românticos, profissionais e até mesmo com estranhos podem sofrer com o tratamento do silêncio.