Quem pode ser orientador educacional?

Índice

Quem pode ser orientador educacional?

Quem pode ser orientador educacional?

Se você possui ensino superior completo em Pedagogia e possui habilitação em Orientação Educacional ou Psicologia/Licenciatura, ou ainda especialização em Psicopedagogia ou em Necessidades Educacionais Especiais você pode atuar como orientador educacional na frede pública ou privada.

Como deve ser o perfil do orientador educacional?

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

Qual é o principal papel do orientador educacional?

Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica. Trabalha em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles.

Qual a diferença entre orientador pedagógico e orientador educacional?

Assim, enquanto a atuação do coordenador pedagógico é mais próxima dos professores, o orientador educacional é uma espécie de mediador que auxilia na articulação entre docentes, alunos e pais. ... Para isso, atuam com foco no currículo disciplinar para entender de uma forma ampla o comportamento dos alunos.

O que é necessário para ser orientador educacional?

Esse profissional deve ter formação superior em Pedagogia. A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização Lato Sensu.

O que é orientação escolar?

Orientação educacional refere-se ao processo de direcionamento do aluno, visando ao seu pleno desenvolvimento como estudante e como cidadão. A orientação educacional visa ao pleno desenvolvimento do aluno, priorizando a relação entre o ambiente escolar, familiar e a comunidade.

Qual a importância do orientador educacional no processo de inclusão?

O Orientador Educacional tem um papel super importante dentro da escola e principalmente na Inclusão, pois auxilia no processo adaptação, orientação na busca da interação professor/aluno, e também de ajudar o aluno na busca de conhecimento para sua vida.

Quais as atribuições do orientador educacional?

Atribuições do orientador educacional Segundo o decreto-lei nº 72.846/73, que regulamenta o trabalho do orientador educacional, são atribuições desse profissional: Planejar e coordenar o funcionamento do serviço de orientação educacional em nível de escola e comunidade, dos órgãos do serviço público federal, estadual e autárquico.

Quando começou a orientação educacional?

Na década de 80, a orientação educacional ganhou um novo viés, visando promover uma orientação voltada ao coletivo, preocupando-se não só com a formação profissional, mas também com a formação política e social dos alunos. A partir de 1990, a orientação educacional não apresentou novas conquistas em relação à legislação.

Quando foi comemorado o dia do orientador educacional?

No dia 4 de dezembro foi comemorado o Dia do Orientador Educacional, o profissional que presta assistência ao aluno durante seu processo de aprendizagem na escola. Para tanto, ele procura auxiliar o aluno na superação das dificuldades de aprendizagem, ou no próprio encaminhamento vocacional, buscando o maior aproveitamento das suas potencialidades.

Como coordenar o serviço de Orientação Educacional?

Planejar e coordenar o funcionamento do serviço de orientação educacional em nível de escola e comunidade, dos órgãos do serviço público federal, estadual e autárquico. Participar da elaboração do currículo pleno da escola.

Postagens relacionadas: