Como funciona o contrato de advogado associado?

Índice

Como funciona o contrato de advogado associado?

Como funciona o contrato de advogado associado?

Explicando de forma simplificada, advogados associados são profissionais que não são nem empregados, nem sócios. O processo se assemelha ao de contratação de um autônomo, porém, neste caso, a advogada ou o advogado tem direito à participação nos resultados. Advogados associados possuem maior autonomia profissional.

Como funciona a distribuição de lucros em uma sociedade de advogados?

Tudo começa ao saber que existem basicamente duas formas de distribuir os lucros em um escritório de advocacia:

  1. Distribuição de forma proporcional à participação de cada sócio na sociedade; ou,
  2. Distribuição com base no desempenho de cada sócio.

Quem é um advogado associado?

O advogado associado é a pessoa física que desenvolve suas atividades profissionais vinculadas a um escritório de advocacia. Trata-se, portanto, de uma relação de prestação de serviços – que pode, ou não, ser exclusiva, mas que não se equipara a um vínculo de emprego (tendo em conta a ausência de subordinação, controle de jornada, etc.).

Por que contratar um advogado associado?

No entanto, por se tratar de um modelo de contratação específico, escritórios que optam por ter um time de advogados associados devem ter certos cuidados. Um contrato de associação, por exemplo, é essencial para evitar desentendimentos e situações que eventualmente configurem como vínculo empregatício.

Quais são as vantagens de ser advogado associado?

Dessa forma, apresentarei 6 vantagens e 6 desvantagens de ser um advogado associado, segundo a minha opinião. Ressalto que trata-se do meu ponto de vista, não sendo uma regra para os profissionais.

Qual a diferença entre Advogados Associados e sócios?

A diferença é que advogados associados têm direito à participação nos resultados do escritório. Desde 1994, o Conselho Federal da OAB regulamentou a contratação de advogados associados. Nem sócio, nem empregado: esses advogados contam com um sistema de contratação mais flexível e podem ser os profissionais ideais para muitos escritórios.

Postagens relacionadas: