Como calcular fundo de reserva consórcio Bradesco?

Índice

Como calcular fundo de reserva consórcio Bradesco?

Como calcular fundo de reserva consórcio Bradesco?

Para descobrir o valor da cobrança do fundo de reserva em cada parcela, é preciso calcular o percentual mensal, já que ele não é cobrado todo de uma só vez. Aí é simples: basta dividir a taxa de fundo de reserva pelo número de meses do consórcio. Logo, 2% dividido por 60 meses será igual a 0,033% ao mês.

Como declarar fundo de reserva de consórcio?

O fundo de reserva recebido não é rendimento tributável, pois se trata de devolução de valores já pagos. Informe na linha 24 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". O valor da ação referente a requisição de pequeno valor deve ser declarado.

Como saber o valor do fundo de reserva?

De maneira geral, o valor da contribuição do fundo de reserva representa de 5 a 10% da cota condominial, na maioria dos casos cobrado mensalmente.

O que é fundo de reserva de um consórcio?

O fundo de reserva é um valor cobrado pelas administradoras de consórcio para garantir que todos que investem em um bem de alto valor não sejam prejudicados em situações adversas.

Qual é o fundo de reserva do consórcio?

O fundo de reserva do consórcio é um dispositivo que as administradoras de consórcio têm à disposição para ajudar com certas despesas. Trata-se de um fundo obtido por meio das contribuições de todos, para uso em situações emergenciais. Ele funciona de maneira similar a um fundo de reserva cobrado em um condomínio, por exemplo.

Qual o prazo para o pagamento do Fundo de reserva?

Como já mencionamos acima o prazo para que a empresa informe aos consorciados como fará o pagamento do fundo de reserva é de 60 dias. Quando o fundo de reserva não é utilizado durante o período de pagamento do consórcio o mesmo deve ser devolvido.

Como o consórcio disponibiliza o valor de reserva?

Depois desse período o consórcio costuma disponibilizar o pagamento do valor de reserva por meio de ordem de pagamento ou de crédito na sua conta corrente. Após a empresa de consórcio aprovar o crédito é feita a comunicação aos consorciados por meio de correspondência.

Será que o fundo de reserva é obrigatório?

Não, o fundo de reserva para consórcios não é obrigatório. Como estabelecido pela legislação que discorre sobre essa modalidade de aplicação financeira, cada administradora decide se cobrará ou não essa taxa adicional, mas, uma vez que o grupo tenha o fundo de reserva, essa cobrança se torna obrigatória ao cliente.

Postagens relacionadas: