É preciso imprimir receita digital?
É preciso imprimir receita digital?
Além disso, o documento digital pode ser enviado à farmácia que possua um sistema de entregas, assim, não é preciso sair de casa para adquirir medicamentos que exigem receita médica. Também não é necessário imprimir a receita para comprar remédios presencialmente em farmácias que aceitam a receita digital.
Como as farmácias aceitam receitas eletrônicas com assinatura digital?
Tendo em vista os diversos questionamentos recebidos pelo CRF-SP acerca da possibilidade de as farmácias do Estado de São Paulo aceitarem receitas emitidas de forma eletrônica com assinatura digital do prescritor, detalhamos abaixo informações sobre o assunto.
Como enviar o documento digital para a farmácia?
Os pacientes podem receber o documento em formato PDF por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens como WhatsApp, e plataformas próprias de receitas digitais. Além disso, o documento digital pode ser enviado à farmácia que possua um sistema de entregas, assim, não é preciso sair de casa para adquirir medicamentos que exigem receita médica.
Será que a farmácia pode aceitar a assinatura digital?
Depende. Segundo a CEO da plataforma Receita Digital, Ihvi Maria, se o arquivo que chegar por aplicativo ou e-mail for um PDF com assinatura digital e essa assinatura puder ser verificada e confirmada no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a resposta é sim, a farmácia pode aceitar.
Por que a receita digital é gratuita?
Já a ferramenta Receita Digital é gratuita para médicos, dentistas, farmacêuticos e pacientes, que podem acessar os documentos e dispensá-los através do site, também com certificado digital. Outra plataforma gratuita é a Doutor Prescreve, que exige certificação ICP-Brasil e segue as recomendações de prescrição eletrônica da Anvisa.